terça-feira, 30 de março de 2010

Governo reforça apoio à aquisição de produto de categoria fibrosa para alimentação animal



O Governo Regional apoia e reforça de modo extraordinário, a aquisição de produto para alimentação animal, de forma a colmatar as quebras verificadas na produção forrageira, provocadas pelas condições climáticas adversas, que de uma forma persistente, se têm feito sentir nos últimos meses.

Após a disponibilização de 11 mil toneladas, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, iniciou uma nova operação reforçando o plafond inicial em mais 50 por cento, na quantidade de 5,5 mil toneladas de produto alimentar de categoria fibrosa, como forma de ajudar os produtores açorianos a ultrapassar as suas necessidades forrageiras normais, bem como os desequilíbrios na gestão dos stocks alimentares destinados aos seus efectivos pecuários.

Continua a ser concedido, tendo em conta a operação de reforço adicional que se iniciou, uma ajuda de cinco cêntimos por quilograma para as ilhas de São Miguel e Terceira e de sete cêntimos por quilograma nas restantes ilhas.

Como tal, todos os produtores detentores de efectivo bovino nos Açores, podem adquirir, com desconto já estabelecido no acto da compra pelo operador, o referido produto fibroso junto das fábricas e dos revendedores de concentrados e de rações para animais na Região, de forma a poderem cobrir as necessidades dos seus animais.

Até ao momento já foram disponibilizadas, a preços bonificados 11 mil toneladas de fibra alimentar para bovinos aos agricultores açorianos, tendo-se procedido a partir do dia 25 de Março, ao reforço suplementar de apoio de mais 5.500 toneladas, visando a ajuda directa às explorações pecuárias.


GaCS/MS

Sem comentários: