sexta-feira, 26 de março de 2010

Intempéries deste mês obrigam à construção de um aqueduto na Maia



A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, através do director regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres, adjudicou a construção de um aqueduto e respectivo canal no ramal da Maia, na ilha de São Miguel, danificado na sequência do temporal do dia 1 de Março.

As precipitações abundantes do início do mês obstruíram o aqueduto existente sob o ramal da estrada regional para a Maia, o que provocou o galgamento das águas pluviais para a faixa de rodagem, arrastando consigo o talude de escavação do terreno adjacente e o derrube do muro de vedação.

Após a visita técnica ao local concluiu-se que é necessário aumentar a secção de vazão do aqueduto e executar a beneficiação do canal a montante e a jusante, de modo a salvaguardar situações futuras de forte pluviosidade.

Com o mesmo objectivo irá proceder-se à construção de um novo aqueduto ao lado do existente, que irá ser reparado para garantir o correcto escoamento a jusante. A empreitada inclui ainda a construção de muros, a execução do canal e de um muro de vedação que ruiu, além da reposição do pavimento da plataforma na área afectada pelas cheias.

O prazo previsto para a conclusão da obra é de 45 dias. O ajuste directo implica um investimento de cerca de 30 mil euros.


GaCS/VS

Sem comentários: