terça-feira, 30 de março de 2010

Governo realoja oito famílias no centro da cidade da Horta



O Governo dos Açores investiu 546 mil euros na compra de oito apartamentos na cidade da Horta para realojamento de outras tantas famílias que passarão a pagar por aquelas moradias uma renda em função dos seus rendimentos.

A entrega formal destes 8 apartamentos (2 de tipologia T0, 4 de tipologia T1 e 2 de tipologia T2), situados num imóvel que foi reabilitado na Rua Maestro Symaria, na freguesia da Matriz, decorreu esta manhã, numa cerimónia presidida pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social.
Na ocasião, Ana Paula Marques revelou que, durante o ano passado, no âmbito do plano de investimento da Direcção Regional da Habitação, foram destinados cerca de 3 milhões de euros para melhorar as condições de diversos agregados residentes na ilha do Faial.
Segundo referiu, em 2009 foram igualmente despendidos cerca de 80 mil euros com a desmontagem dos pré-fabricados que ficaram desocupados na sequência da resolução definitiva das situações habitacionais dos agregados familiares que as ocupavam.
Num balanço ao trabalho realizado ao longo do último ano na ilha do Faial, a Secretária Regional adiantou ainda que o Governo investiu mais de 2,2 milhões de euros na aquisição de 34 moradias (5 nos Flamengos, 16 em Castelo Branco, 12 na Matriz e 1 em Pedro Miguel) que serviram para realojar outras tantas famílias.
Ana Paula Marques adiantou também que o executivo, no âmbito dos incentivos à aquisição de habitação própria permanente, apoiou em 244.500 euros os 22 agregados familiares que adquiriram habitações a custos controlados na Urbanização do Bairro Moreira de Carvalho, na Horta.
Deu conta ainda de que o Governo está a equacionar a concretização, nos próximos tempos, de um novo empreendimento para alojar mais 40 agregados, uma vez que, não obstante os milhões investidos na sequência do sismo, que possibilitaram a renovação do parque habitacional do Faial, ainda existem algumas famílias que necessitam de ajuda nessa área.
Relativamente ao sismo de 1998, Ana Paula Marques disse que ainda estão por resolver alguns casos mais difíceis, para os quais o Governo já tem soluções equacionadas, e garantiu que ao longo de 2010 e 2011 ficará encerrada a questão dos apoios aos sinistrados.
A finalizar, reafirmou o empenho do Governo em contribuir para que todos tenham direito a uma habitação condigna e criticou o clima pouco amigo da solidariedade e da ajuda aos que mais precisam que se tem vivido nos últimos dias, afirmando que a inveja é uma coisa muito feia na nossa sociedade.



GaCS/FG

Sem comentários: