domingo, 28 de março de 2010

Alunos açorianos recordam viagem à Antárctida na ilha do Pico



A aventura de dois alunos açorianos à Antárctida, na sequência do prémio do Comité Português para o ano Polar Internacional, vai ser recordada segunda-feira na sede da Filarmónica Liberdade Lajense, na ilha do Pico.

A sessão solene de apresentação pública da viagem está agendada para as 20:30 e vai contar com os protagonistas, Viviana Oliveira e Pedro Meneses, que representaram Portugal em Dezembro numa expedição muito especial.

A viagem resultou do primeiro prémio alcançado pelos estudantes no ano lectivo 2006/2007 com uma maqueta sobre as consequências do degelo nas regiões polares no arquipélago dos Açores, uma trabalho de investigação realizado na disciplina de Área Projecto.

Os dois alunos, naturais da ilha do Pico, frequentavam o 12º ano na Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico quando venceram o concurso “LATITUDE 60 – UMA VIAGEM À ANTARCTIDA”, que envolveu mais de 200 escolas portuguesas entre os anos de 2006 e 2008.

Dificuldades financeiras impossibilitaram que a viagem decorresse no ano em que os estudantes venceram o prémio e só depois do anterior secretário regional da Educação e Ciência, Álamo Meneses, ter tido conhecimento da situação o problema foi resolvido através da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia.

Passados todos estes meses é tempo de mostrar imagens e recordar em discurso directo todas as emoções vividas numa viagem única, que contou com passagens pela Tierra del Fuego e os Andes do sudeste da Patagónia entre outros locais.

Nesta sessão, que terminará com um momento musical a cargo de alunos do ensino artístico da EBS das Lajes do Pico, serão recordados os professores envolvidos no concurso e as empresas locais que apoiaram.

A viagem à Antárctida esteve a cargo da SOI, uma organização canadiana que todos os anos promove expedições educativas ao Árctico e à Antárctida, abrangendo jovens de todas as partes do mundo que são acompanhados por uma qualificada e multifacetada equipa cientifica nas áreas da biologia, geologia, glaciologia, história, sociologia e política.

A Antárctida é o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e índice de ventos fortes do planeta. Para muitos esta massa de terra, com mais de 14 milhões de quilómetros quadrados é vista como um grande deserto polar, já que 98% da sua área está coberta de gelo.

Actualmente Viviana Oliveira está a estudar Medicina Veterinária e Pedro Meneses Ciências do Desporto no continente.



GaCS/RM

Sem comentários: