terça-feira, 30 de março de 2010

Transporte público de passageiros nas Flores assegurado com cinco carreiras



Arranca no mês de Setembro o novo sistema de transporte colectivo regular de passageiros para a ilha das Flores. Após o resultado do concurso internacional, o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos assinou, hoje, o contrato de prestação de serviços com a empresa União de Transportes dos Carvalhos, Lda, um investimento superior a 2,3 milhões de euros.

A partir de agora os florentinos passarão a dispor de um sistema de cinco carreiras (Ponta Delgada - Santa Cruz – Lajes – Fajã Grande – Santa Cruz), divididas em três períodos distintos: dias úteis em período escolar, dias úteis em período não escolar e horário de Verão.

Com estes itinerários definidos no serviço público, “o novo sistema de transporte colectivo de passageiros permitirá abranger e garantir o maior afluxo de passageiros no período escolar, ajustando-se automaticamente em termos de carreiras e horários fora deste período, onde se verifica menor afluência de utentes”, referiu José Contente na cerimónia de assinatura do contrato.

O governante realçou também que os horários propostos têm em consideração a necessidade de garantir a chegada dos alunos aos estabelecimentos escolares dentro dos horários lectivos, efectuando o circuito inverso, às localidades, findo o dia escolar.

O Secretário Regional fez questão de assinalar que com este sistema de transportes públicos previsto para a ilha das Flores “qualquer utente pode ser transportado de um extremo ao outro da ilha, apenas efectuando transbordo de carreiras. As duas vilas terão carreiras regulares de manhã, ao início da tarde e ao final do dia durante todos os dias úteis permitindo maior mobilidade de passageiros entre concelhos”, acrescentou.

Nos períodos de Verão - Julho e Agosto - a zona de veraneio da Fajã Grande fica igualmente com transporte assegurado com carreiras regulares, directa a Santa Cruz, via Estrada do Mato (Carreira 5) e Vila das Lajes (Carreira 3), de forma a garantir que os utentes possam usufruir do dia na zona balnear.

Quanto à Vila de Santa Cruz, vai igualmente ser implementado um mini circuito urbano, permitindo que todas as carreiras passem pelos principais pontos da vila, nomeadamente a zona do Aeroporto, Câmara Municipal, Escola Secundária e Jardim Municipal.

Segundo José Contente “o novo modelo de transporte colectivo de passageiros na ilha das Flores apresentará melhorias significativas em relação ao actual serviço prestado pela Associação de Municípios da Ilha das Flores, garantindo um serviço público regular de qualidade”.

O secretário da tutela reafirma a pretensão do executivo açoriano que pretende um transporte público de passageiros na Região de qualidade, com bons preços e com viaturas mais seguras, confortáveis e amigas do ambiente. “Estamos a dar hoje mais um passo para que sejam atractivos os transportes colectivos nos Açores e esta boa experiência, baseada no concurso público internacional, é um passo decisivo para o incremento do uso destes transportes nos Açores”, sublinhou o governante.

A empresa adjudicatária do transporte público colectivo regular de passageiros para a ilha das Flores, a União dos Transportes dos Carvalhos, Lda., natural do concelho de Vila Nova de Gaia, já mostrou interesse em ter a sua sede fiscal nos Açores, anunciou José Contente, dizendo que “é uma vantagem para a empresa e para as finanças regionais, sabendo que aqui o IVA e o IRS é 30 por cento mais baixo e só assim os Açores cativam mais investimento atraindo mais empresas com este regime económico e fiscal que é muito favorável ao nível do país”.



GaCS/VS

Sem comentários: