terça-feira, 23 de março de 2010

Secretário da Economia pede informações sobre abastecimento de combustível no aeroporto de Santa Maria



O secretário regional da Economia solicitou esta segunda-feira informações à GALP, empresa responsável pelo fornecimento de combustível para aviação, sobre a eventual contaminação de 4 milhões de litros de combustível destinados ao aeroporto de Santa Maria e que se encontram a bordo de um petroleiro, fundeado junto a Vila do Porto, a aguardar os resultados de diversas análises para averiguar da sua eventual contaminação com biodiesel.

O combustível em causa encontra-se a bordo do navio “Errianimmer”, proveniente de Cartagena, em Espanha, onde carregou os tanques numa refinaria da REPSOL ali localizada.

O secretário regional da Economia, pretendeu, assim, recolher informações sobre esta situação, bem como analisar os procedimentos que serão desenvolvidos pelas empresas envolvidas no sentido de evitar qualquer ruptura de stocks no aeroporto de Santa Maria.

Nos contactos que manteve sobre esta situação, Vasco Cordeiro considerou que a importância do aeroporto de Santa Maria, nomeadamente no que diz respeito à realização de escalas técnicas, exige que sejam reduzidas ao mínimo as possibilidades de ocorrência de situações como a que agora se verifica, ou como a que se verificou no passado mês de Janeiro, altura em que se registou uma ruptura no abastecimento de combustível para as escalas técnicas naquele aeroporto.

“Se é certo que existem situações imprevistas, também não é menos verdade que é obrigação das empresas e entidades relacionadas com esses serviços actuarem prontamente no sentido de retomar a normalidade o mais depressa possível”, acentuou o secretário regional da Economia nos contactos mantidos com a empresa.

Vasco Cordeiro vincou, precisamente, a necessidade de assegurar o abastecimento regular daquela infra-estrutura, quer de forma a não penalizar o transporte aéreo inter ilhas, quer no sentido de garantir a realização de todas as escalas técnicas que venham a ser solicitadas.

A secretaria regional da Economia continuará a acompanhar a situação até ser assegurado o normal abastecimento do aeroporto mariense.


GaCS/NM

Sem comentários: