terça-feira, 23 de março de 2010

Director da Juventude exorta jovens açorianos a intervirem na sociedade



O director regional da Juventude afirmou hoje, na Horta, que viver a República, cujo primeiro centenário da sua implantação se celebra este ano em Portugal, é também “participar e intervir na sociedade”.

Bruno Pacheco fez esta afirmação na abertura da sessão regional do Parlamento dos Jovens relativo ao ensino secundário, que decorre esta terça-feira na sede da Assembleia Legislativa dos Açores, dedicada à temática do centenário da República Portuguesa.

Segundo referiu, é interessante verificar que, ano após ano, os Açores apresentam os melhores índices de participação per capitae do país nesta iniciativa da Assembleia da República, tanto para os alunos do ensino secundário como para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Ora, isso é um dado relevante e deve ser visto como motivo de orgulho para todos nós, adiantou Bruno Pacheco.

O director regional anunciou também o lançamento de um programa de fomento à participação dos jovens na sociedade, denominado “Fórum Jovem – 100% Cidadão”.

A iniciativa, que será apresentada amanhã na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo, terá a duração de três anos e percorrerá todas as freguesias dos Açores.

Favorecer a participação dos jovens e a sua capacidade de intervir e levar os decisores políticos a todas as freguesias, confrontando-os com as necessidades e ambições dos jovens açorianos, são os principais objectivos deste fórum.

Bruno Pacheco adiantou ainda que esta iniciativa, para além da sua vertente presencial, assente numa metodologia itinerante, tem também uma componente electrónica, que permite a participação dos jovens através do site do fórum.

Na sessão regional do Parlamento dos Jovem que hoje decorre na Horta participam mais de quatro dezenas de alunos em representação das Escolas Básicas e Secundárias das Flores, de Vila Franca do Campo, da Graciosa, das Velas e de S. Roque do Pico, da Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, das Escolas Profissionais da Praia da Vitória e de S. Jorge e das Escolas Secundárias Antero de Quental, Manuel de Arriaga, Domingos Rebelo, Vitorino Nemésio, da Ribeira Grande e da Lagoa.

A sessão nacional do Parlamento dos Jovens do ensino secundário terá lugar no hemiciclo da Assembleia da República, nos dias 26 e 27 de Abril, e contará com seis jovens dos Açores, em representação de três escolas.

Paralelamente a esta iniciativa, decorre também hoje, na Horta, a fase regional do concurso Euroescola, com a participação de 12 alunos em representação de quatro escolas.

Os deputados eleitos pelas respectivas escolas deverão redigir um argumento de defesa das suas medidas, sobre o tema “A luta Contra a Pobreza e a exclusão Social”, o qual será avaliado por um júri independente com conhecimentos sobre aquela temática.


GaCS/FG

Sem comentários: