segunda-feira, 29 de março de 2010

Secretaria dos Equipamentos reforça pontes das Quatro Ribeiras, em Agualva, danificadas pelo temporal




A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE) consignou a empreitada de reforço das pontes das Quatro Ribeiras, em Agualva, na ilha Terceira, danificada na sequência do temporal da madrugada de 15 de Dezembro.

A empreitada, um investimento na ordem dos 760 mil euros, consiste no reforço e contenção dos terrenos limítrofes das pontes da freguesia das Quatro Ribeiras, no troço E.R. n.º 1, nomeadamente a Ponte Grande, Ponte Pequena, Ponte Nova e Ponte Velha.

O projecto que vai ser implementado segue as linhas de orientação do relatório do Laboratório Regional de Engenharia Civil, que examinou o estado das pontes após as cheias do final do ano passado.

A obra, adjudicada à Tecnovia Açores, vai implicar intervenções consideradas fundamentais e urgentes na recuperação das referidas pontes – obras de arte centenárias -, bem como o reforço dos respectivos cursos de água, a cerca de 30 metros a montante a jusante das mesmas.

Refira-se ainda que a empreitada, fiscalizada pela Delegação de ilha da SRCTE da Terceira, irá também criar as condições necessárias para o escoamento das águas pluviais superficiais da estrada e o respectivo reencaminhamento para o leito da ribeira, de modo a evitar a erosão até aqui evidenciada nos taludes junto às pontes.

A obra de reforço das quatro pontes deverá estar concluída no final do mês de Julho.


GaCS/VS

Sem comentários: