segunda-feira, 29 de março de 2010

Olimpíadas açorianas de Física decorrem em Abril




As VII Olimpíadas açorianas de Física, uma actividade realizada anualmente para incentivar e desenvolver junto dos alunos o gosto pela disciplina, decorrem de 15 a 16 de Abril, na ilha de São Miguel.

Este evento é organizado pelas Escolas Básica e Integrada de Arrifes e Secundária Domingos Rebelo, em conjunto com a sociedade Portuguesa de Física, a Direcção Regional da Educação e Formação e várias entidades patrocinadoras.

Durante dois dias os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário vão aplicar os seus conhecimentos na resolução de exercícios e/ou problemas de Física do dia-a-dia, assim como na adaptação e resolução de novas situações.

As olimpíadas estão organizadas em dois escalões, sendo um destinado aos alunos do 3º Ciclo (equipas de três elementos, podendo cada escola ser representada apenas por uma equipa) e o outro destinado aos alunos do Secundário ou ano equivalente no Ensino Profissional em participação individual (cada escola ser representada por um máximo de três elementos).

Em ambos os escalões os alunos terão de realizar uma prova teórica (com carácter de exame) e uma prova prática (com uma vertente de manuseamento de material laboratorial, avaliando quer aspectos cognitivos, quer experimentais), sendo a classificação global atribuída pela média das prestações obtidas em ambas provas.

As provas, a realizar na escola Básica e Integrada de Arrifes (Escalão A) e na Escola Secundária Domingos Rebelo (Escalão B), têm por base conteúdos programáticos de Física do 3º Ciclo e de Física do Ensino Secundário, respectivamente.

Tendo em conta a natureza deste evento, onde se procura reconhecer o empenho, dedicação e interesse científico dos nossos alunos, são premiadas as 1ª, 2ª e 3ª equipas mais bem classificadas do Escalão A e os 1º, 2º e 3º mais bem classificados do Escalão B. Para além destes prémios, a equipa vencedora, no Escalão A, e os três mais bem classificados, no Escalão B, terão a oportunidade de participar na fase nacional das Olimpíadas de Física que decorrerá em Lisboa no dia 24 de Abril.

Para além da realização das provas, todos os participantes visitarão no dia 16 de Abril o ExpoLab - Centro de Ciência Experimental e Laboratorial, localizado na vila de Lagoa - onde poderão realizar várias divertidas experiências e actividades da área da Física e da Química.

A Comissão Organizadora é constituída pelos professores João Rosas, Carolina Sousa e José Abreu da EBI dos Arrifes e Lina Luciano, Simão Alvar e Beatriz Cachim da E.S. Domingos Rebelo.


GaCS/RM

Sem comentários: