sexta-feira, 16 de abril de 2010

Boas práticas de gestão dos resíduos de embalagens no Corvo



Os primeiros ecopontos foram ontem instalados na Ilha do Corvo e, na cerimónia informal de estreia, esteve presente o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Rita, o director do Parque Natural de Ilha bem como alguns habitantes que tiveram a oportunidade de iniciar a deposição selectiva de resíduos de embalagens de papel/cartão, vidro, plástico e metal. Estes resíduos são posteriormente encaminhados para reciclagem via Associação de Municípios da Ilha de São Miguel e o próprio ambiente da ilha do Corvo, enquanto Reserva da Biosfera, também é valorizado.

Na cerimónia, estiveram também presentes representantes da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, instituição que coordena o Projecto financiado pelo Programa LIFE+ da Comissão Europeia e pelo Governo dos Açores “Ilhas Santuário para as Aves Marinhas” e que efectuou o investimento agora disponível na Ilha do Corvo.

A Ilha do Corvo vem juntar-se assim a outras ilhas açorianas que têm apostado na recolha selectiva de resíduos de embalagens, como por exemplo a ilha Terceira que desde Janeiro de 2009 ocupa o primeiro lugar a nível nacional nas retomas per capita. Este sucesso deve-se em grande parte ao empenho de cada cidadão que faz a separação dos resíduos depositando correctamente no ecoponto, o que facilita e melhora a valorização dos resíduos nas indústrias de reciclagem. Com este simples gesto do cidadão é possível recuperar o valor dos resíduos e poupar recursos naturais.



GaCS/SF/DRA

Sem comentários: