
Os primeiros ecopontos foram ontem instalados na Ilha do Corvo e, na cerimónia informal de estreia, esteve presente o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Rita, o director do Parque Natural de Ilha bem como alguns habitantes que tiveram a oportunidade de iniciar a deposição selectiva de resíduos de embalagens de papel/cartão, vidro, plástico e metal. Estes resíduos são posteriormente encaminhados para reciclagem via Associação de Municípios da Ilha de São Miguel e o próprio ambiente da ilha do Corvo, enquanto Reserva da Biosfera, também é valorizado.
Na cerimónia, estiveram também presentes representantes da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, instituição que coordena o Projecto financiado pelo Programa LIFE+ da Comissão Europeia e pelo Governo dos Açores “Ilhas Santuário para as Aves Marinhas” e que efectuou o investimento agora disponível na Ilha do Corvo.
A Ilha do Corvo vem juntar-se assim a outras ilhas açorianas que têm apostado na recolha selectiva de resíduos de embalagens, como por exemplo a ilha Terceira que desde Janeiro de 2009 ocupa o primeiro lugar a nível nacional nas retomas per capita. Este sucesso deve-se em grande parte ao empenho de cada cidadão que faz a separação dos resíduos depositando correctamente no ecoponto, o que facilita e melhora a valorização dos resíduos nas indústrias de reciclagem. Com este simples gesto do cidadão é possível recuperar o valor dos resíduos e poupar recursos naturais.
GaCS/SF/DRA







Sem comentários:
Enviar um comentário