terça-feira, 29 de junho de 2010

18 milhões de euros de investimento privado apoiado pelo Governo no Pico



O Secretário Regional da Economia desafiou hoje os empresários da ilha do Pico a aproveitarem todas as potencialidades permitidas pelo Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER).

Vasco Cordeiro, que falava durante uma sessão de esclarecimento sobre as alterações recentemente introduzidas pelo Governo a estes mecanismos de apoio, considerou que o SIDER “constitui um precioso auxílio para todos os que querem concretizar os seus projectos e, com isso, trazer maior riqueza para si, mas também para a sua terra ao nível da dinamização económica e da criação de postos de trabalho”.

Para o Secretário Regional da Economia, as alterações que têm vindo a ser aplicadas, “tiveram já como resultado, não só uma diminuição da carga burocrática que normalmente estava associada às candidaturas, mas também com a redução substancial dos prazos de pagamento aos projectos aprovados pelas comissões de análise”.

Segundo Vasco Cordeiro, “não existem, por isso, motivos para que o sistema de incentivos não seja plenamente aproveitado pelos nossos empresários que vão encontrar taxas de comparticipação para os seus projectos muito atractivas, com a garantia de um processo de decisão rápida, algo que sempre foi considerado pelo Governo como essencial para facilitar a captação de investimento”.

Em relação ao caso concreto da ilha do Pico, o Secretário Regional da Economia defendeu que o sistema de incentivos tem vindo a ter um papel muito importante para o desenvolvimento da ilha, como o comprovam os números relativos ao SIDER, que tem, desde o início do ano, “mais de 30 projectos apresentados, representando um investimento privado de cerca de 18 milhões de euros, envolvendo a criação de mais de 40 postos de trabalho”.

“No fundo”, salientou, “demonstra a adequação do nosso sistema de incentivos às necessidades e à realidade da economia açoriana”.



GaCS/NM

Sem comentários: