segunda-feira, 28 de junho de 2010

Apresentado o projecto da futura escola da Ponta da Ilha do Pico



A Secretária Regional da Educação e Formação considerou que a futura escola da Ponta da Ilha, no Pico, “irá marcar a qualidade do acto educativo no futuro.”

Lina Mendes justificou a sua afirmação dizendo que, ao reunirem-se na referida escola alunos das freguesias da Calheta de Nesquim, da Ribeirinha e da Piedade, em idades que irão desde o pré-escolar ao 2º ciclo, isso permitirá uma melhor articulação do trabalho por parte do corpo docente.

“Trabalhar em equipa é fundamental para a exigência que se imprime ao processo de ensino dos nossos alunos e permite, também, uma maior continuidade educativa entre os diferentes níveis de ensino”, disse.

A governante falava na cerimónia – presidida pelo Presidente do Governo Regional, Carlos César –, de apresentação do projecto da futura escola básica e integrada, para cerca de 200 alunos, que vai ser implantada no local actualmente ocupado pela Escola Básica da Piedade, no concelho das Lajes do Pico.

O novo estabelecimento de ensino representa um investimento de 4,7 milhões de euros, sendo 3,5 suportados pelo Governo regional e os restantes 1,2 milhões pela Câmara Municipal daquele concelho, com a qual foi, na mesma cerimónia de hoje, assinado um protocolo de cooperação.

Aliás, a estreita colaboração entre as duas entidades foi enaltecida por Lina Mendes, que reafirmou a sua convicção de que, sendo as primeiras etapas fundamentais, investir no 1º e no 2º ciclos, bem como no pré-escolar, é uma garantia de que estes alunos poderão ter sucesso no futuro.”

Revelando que o prazo de execução da obra é de 14 meses – e avançando já que esperava voltar, para a sua inauguração, no final desse prazo – a Secretária Regional da Educação aproveitou para também anunciar que está em fase de revisão o processo que levará à implantação da futura escola básica e secundária das Lajes do Pico, cujo concurso para a construção deverá ser lançado no próximo ano.



GaCS/CT

Sem comentários: