terça-feira, 29 de junho de 2010

Directora Regional das Comunidades visita comunidade açoriana nas Bermudas



A Directora Regional das Comunidades inicia hoje uma visita à comunidade açoriana residente no arquipélago das Bermudas.

Rita Dias manterá contactos com a única associação portuguesa existente naquela Região, o Clube Vasco da Gama, com a Escola Portuguesa nas Bermudas que conta com cerca de 40 alunos e estará presente num convívio com toda a comunidade portuguesa nas Bermudas, na sua grande maioria oriunda dos Açores.

De acordo com dados estatísticos de 2003, a população total na Bermudas rondava cerca de 65 mil habitantes, numa área geográfica de aproximadamente 53 Km2, destacando-se o facto de que cerca de 18% da população bermudiana ser portuguesa, e da qual, cerca de 90% ser proveniente dos Açores, na sua maioria da ilha de São Miguel.

Desde 1994 que se tem assistido a uma diminuição de emigração para os três principais destinos: EUA, Canadá e Bermudas, com a emigração para as Bermudas, em claro contraste, a aumentar significativamente desde 2001.

Com o aumento da emigração para as Bermudas, o Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades tem acompanhado esta dinâmica no sentido de desenvolver todos os esforços para uma efectiva integração destes emigrantes na nova comunidade de acolhimento, sem esquecer a criação de condições para a divulgação da identidade cultural açoriana.


GaCS/LFC

Sem comentários: