segunda-feira, 21 de junho de 2010

Tartaruga arroja nas Feteiras de São Miguel



A Direcção Regional do Ambiente, na sequência de um aviso proveniente da Junta de Freguesia de Feteiras, concelho de Ponta Delgada, tomou conhecimento do arrojamento de uma tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) de grandes dimensões e em avançado estado de decomposição. O referido estado de decomposição inviabilizou a determinação da causa de morte, embora se suspeite de embate com uma embarcação de grandes dimensões.

Face à impossibilidade de remoção do animal do local, bem como a incomodidade causada aos agricultores na envolvente devido aos cheiros muito intensos, foi tomada a decisão de acelerar o processo de decomposição, ao cobrir a carcaça com “cal viva”. Vistorias posteriores, para monitorização dos resultados, demonstraram que seria necessário repetir o procedimento, o que ocorreu hoje e, possivelmente, irá acontecer nos próximos dias.

Segundo o Director Regional do Ambiente, Frederico Cardigos, “este é um exemplar impressionante, dada a sua dimensão, e a sua presença no arquipélago alerta-nos para a importância do nosso espaço para a manutenção das tartarugas, especialmente a “boba” e a “de-couro”, e para o potencial que representam para o turismo natureza.” O Director Regional do Ambiente adiantou que “é também por essas razões que toda a nossa utilização do mar deve ser permanentemente consentânea com a responsabilidade do extraordinário património que possuímos, o que assume um particular destaque em 2010, o Ano Internacional da Biodiversidade.”



GaCS/SF/DRA

Sem comentários: