sexta-feira, 25 de junho de 2010

Projectos do novo Centro de Saúde da Madalena e da nova Escola da Ponta da Ilha apresentados na visita estatutária ao Pico



O Governo dos Açores inicia na próxima segunda-feira, 28 de Junho, uma visita estatutária de três dias à ilha do Pico onde, entre outras iniciativas, o Presidente do Governo irá presidir à apresentação do projecto do novo Centro de Saúde da Madalena e visitará os terrenos onde será construída a nova Escola da Ponta da Ilha.

O novo Centro de Saúde da Madalena será um edifício com cerca de 6900 m2, quase o quíntuplo da área do actual. Para além dos cuidados de saúde familiar, a nova estrutura estará capacitada para a prestação de cuidados de saúde de especialidades, nomeadamente de dermatovenereologia, ginecologia/obstetrícia, oftalmologia, otorrinolaringologia e pediatria. Por outro lado albergará o serviço de apoio domiciliário e disporá de gabinetes para a execução do programa de hipertensão, de diabetes, de medicina física e do programa de seguimento de grávidas. Está ainda prevista uma área obstétrica que possibilitará que as grávidas do Pico possam optar por realizar o parto, em segurança, sem terem de se deslocar da sua ilha. Na nova unidade está previsto, de igual modo, um serviço de cirurgia de ambulatório, de modo a que seja possível realizar pequenas e médias cirurgias, evitando, uma vez mais, a deslocação de doentes.

Carlos César visitará ainda o local onde será construída a Escola da Ponta da Ilha através da celebração de um contrato ARAAL do Governo com o Município das Lajes do Pico. A nova escola, cujo projecto será apresentado na ocasião, incluirá instalações para o 1º e 2º ciclos, Jardim de Infância e Ginásio. O inicio da obra está previsto durante este ano de 2010.

Nesta visita estatutária à ilha montanha, o Presidente do Governo irá presidir à inauguração do Centro de Interpretação da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha do Pico. Trata-se de uma valência que inclui o Gabinete Técnico da Vinha, os Serviços de Ambiente do Pico, os Vigilantes da Natureza e os funcionários das Ecotecas, Centros de Interpretação e o Parque Natural de Ilha do Pico. Neste espaço pode-se encontrar uma exposição, apoio técnico, uma zona de contemplação com uma magnífica vista para a Montanha do Pico e uma instalação artística da autoria da arquitecta Mónica Goulart. Na zona do Lajido de Santa Luzia será inaugurada uma solução de electrificação do núcleo habitacional sem beliscar a sua harmonia arquitectónica.

Carlos César presidirá também à inauguração do Armazém de Material de Placa do Aeroporto da ilha do Pico. Este armazém tem 1.171,64 m2, servirá de apoio à conservação e manutenção de todo o equipamento de placa e dispõe de uma área administrativa e de uma zona para o pessoal e para armazenamento. Ainda na zona do aeroporto, será inaugurada pelo Presidente do Governo a rede Wi-Fi na Aerogare do Pico.

Nesta visita estatutária ao Pico, o Presidente do Governo visitará igualmente as obras de requalificação dos exteriores do Museu da Indústria da Baleia, em S.Roque do Pico, e presidirá à inauguração dos Edifícios de Apoio ao Sector das Pescas da Madalena.

No Pico, Carlos César receberá, em audiência de apresentação de cumprimentos, o Presidente da Assembleia Regional do Príncipe, Nestor Marimon Lopes Umbelina, que é convidado de honra num almoço oferecido pelo Presidente do Governo dos Açores onde também estarão presentes o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Francisco Coelho, o Deputado da Assembleia do Príncipe, João Leonardo de Pina e o Assessor da Presidência da Assembleia do Príncipe, Rui Mendonça.


GaCS/SF

Sem comentários: