quarta-feira, 30 de junho de 2010

Carlos César diz que o Governo quer poupar na Saúde para investir na Saúde



O Presidente do Governo dos Açores garantiu esta manhã que os investimentos que estão a ser feitos na Saúde mostram que o desejo de poupar no Serviço Regional de Saúde é para investir no próprio sector.

“O nosso desejo de racionalizarmos a despesa e de melhorarmos a gestão do sistema de saúde destina-se a beneficiar os utentes do Serviço Regional de Saúde”, precisou, acrescentando que, “no fundo, é poupar para prestar bons cuidados, para reduzirmos as listas de espera, para termos mais médicos e para comparticipar em despesas associadas ao Serviço Regional de Saúde.”

Acentuando a necessidade de poupar e de utilizar melhor os recursos, disse ser esse o grande trabalho que se apresenta aos gestores do Serviço Regional de Saúde, já que “gerir com muito dinheiro qualquer um é capaz” e o que se exige é que haja uma gestão com qualidade.

O Presidente do Governo falava no decurso da cerimónia de apresentação do projecto do futuro Centro da Saúde da Madalena, uma infra-estrutura que, conforme sublinhou, proporcionará melhores condições a quem trabalha no actual centro e melhores condições na prestação de cuidados de saúde à população do concelho e, em muitas áreas, à população de toda a ilha do Pico.

O novo Centro de Saúde da Madalena funcionará num edifício com cerca sete mil metros quadrados – quase o quíntuplo da área do actual – dispondo de treze gabinetes médicos, seis gabinetes de enfermagem e dezanove salas de tratamento.

Como enfatizou Carlos César, para além dos cuidados de saúde familiar, que se dividem em clínica geral, planeamento familiar, saúde materna e saúde infantil e escolar, a nova estrutura estará capacitada para a prestação de cuidados de saúde de especialidades, nomeadamente de ginecologia e obstetrícia, oftalmologia e pediatria.

Trata-se, como também recordou o governante, da concretização – no espaço de cerca de dois anos que vai demorar a construção – de uma promessa feita aos picoenses no decorrer da campanha para as últimas eleições regionais.

O investimento no novo Centro de Saúde da Madalena vem juntar-se aos investimentos em infra-estruturas semelhantes na Graciosa e em Ponta Delgada, bem como no Hospital de Angra do Heroísmo.



GaCS/CT

Sem comentários: