terça-feira, 29 de junho de 2010

Carlos César reafirma apoio do Governo às pescas, mas exige esforço e rigor



Ao presidir à cerimónia de inauguração do núcleo de pescas do Porto da Madalena, Carlos César reafirmou o empenho do Governo no apoio ao sector piscatório regional, mas, ao mesmo tempo, a exigência de esforço e rigor por parte de todos os intervenientes.

“Se é certo que a actividade da pesca tem evoluído muito, fruto de um grande empenho político nestes últimos anos, não é menos certo que ainda existe muito trabalho a fazer para melhorarmos, em termos organizacionais, as fileiras extractivas e da comercialização, de forma a, nomeadamente, garantirmos melhores rendimentos aos profissionais envolvidos, disse.

Para o Presidente do Governo, não podem ser descurados todos os aspectos, desde as transacções em primeira venda até ao encaminhamento e transporte do produto, e, por isso, “é fundamental que as associações da pesca se envolvam em projectos comuns, mediante parcerias credíveis, que lhes permitam favorecer uma melhor distribuição dos proventos gerados pela actividade da pesca dos seus associados.”

Apontando as parcerias que a empresa de comercialização Espadapescas, da Lotaçor, tem efectuado com as associações como um sinal inequívoco de que é possível melhorar a concorrência nas nossas lotas, acrescentou, a propósito, que já foi decidido abrir a participação no capital da Espadapescas às associações dos armadores.

Carlos César chama também a atenção para a necessidade de diversificar, procurando pescar outras espécies, como, por exemplo, o peixe-espada preto.

“Neste caso, e porque o Governo entende ser essencial garantir históricos de capturas desta espécie a nível comunitário, avançámos, substituindo uma organização de produtores que se mostrou incapaz de o fazer apesar dos meios financeiros disponibilizados, para a construção, através da Espadapescas, de duas embarcações que estavam autorizadas, considerando a elevada expectativa e interesse público que o desenvolvimento desta pescaria representa para a nossa Região”, revelou.

No âmbito da transformação e da comercialização, Carlos César anunciou também que o Governo vai apoiar a construção, no Pico, de uma nova fábrica de conservas que substituirá a existente, num investimento do mesmo grupo privado.

O núcleo de pescas do Porto da Madalena, agora inaugurado, compreende vinte e três casas de aprestos, uma oficina de reparação de embarcações e um edifício de apoio às actividades de formação e da Associação de Armadores da Pesca Artesanal da Ilha do Pico. O investimento foi de 654 mil euros, incluindo, também, a pavimentação da zona envolvente e a criação de um parque de estacionamento.


GaCS/CT

Sem comentários: