quinta-feira, 24 de junho de 2010

Enfermeiro de Família já em operacionalização em Vila Franca do Campo



O projecto Enfermeiro de Família já arrancou em Vila Franca do Campo, conforme assegura a Secretaria Regional da Saúde.

A conceptualização deste projecto, que passa por diversas fases, tais como, análise dos diversos estudos sobre a matéria, adopção do modelo a seguir, avaliação dos indicadores dos ganhos em saúde, formação dos profissionais, envolvimento da equipa e criação de registo informático, já foi feita.

Neste momento, o projecto encontra-se na sua fase de operacionalização. E para garantir o êxito do mesmo, os enfermeiros de famílias estão já a partilhá-lo com as forças vivas da comunidade, dando informação sobre os objectivos, as vantagens e auscultando as pessoas, suas destinatárias, o que envolve sessões de esclarecimento, designadamente juntas de freguesia e demais entidades.

Trata-se de uma realidade em curso no concelho de Vila Franca do Campo, pioneiro neste projecto. Como referiu o Secretário Regional da Saúde no discurso proferido na inauguração do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Vila Franca do Campo:“peça fundamental desta nova filosofia é o Enfermeiro de Família que está pronto a arrancar neste concelho. Já estão criadas as equipas, já foram distribuídas as famílias pelos enfermeiros e definidos os horários. Impõe-se nos próximos dias apresentá-lo publicamente nas diversas localidades do concelho.”

A Secretaria Regional da Saúde reafirma que este é um projecto que contou, desde o início, com o empenho dos enfermeiros, através da respectiva Ordem e estes profissionais continuam fortemente motivados para que seja bem sucedido. Um empenho que é reconhecido e apoiado pelo Governo Regional.


GaCS/RC

Sem comentários: