domingo, 27 de junho de 2010

V Congresso Internacional sobre o Espírito Santo nos Açores em 2012




O Congresso Internacional sobre o Espírito Santo, por “vontade manifestada pelo Governo dos Açores” passa a realizar-se “bianualmente”, com a sua quinta edição a ter lugar nos Açores em 2012, anunciou, Sábado, o Secretário Regional da Presidência no Jantar do IV Congresso Internacional sobre o Espírito Santo, que decorre em S. José, Califórnia, e juntou participantes, patrocinadores e delegações das Irmandades do Espírito Santo da Califórnia.

André Bradford voltou a realçar “a importância da tradição do Espírito Santo” enquanto manifestação “indissociável do sentimento de açorianidade”, para além de se constituir como “um elemento identitário da cultura popular e religiosa açoriana”.

Para André Bradford, a “associação entre o culto do Espírito Santo e a açorianidade é inabalável”, frisando que “o nosso apego à Autonomia, à liberdade e ao culto da terceira figura da Santíssima Trindade enformam o âmago da nossa identidade, inserida na portugalidade atlântica e relembrada um pouco por todo o globo”.

“Celebrar o Espírito Santo e debatê-lo” é, segundo o responsável do executivo açoriano pela tutela das relações com as comunidades, “questionarmo-nos, procurando um novo alento para os desafios com que nos deparamos, individual e colectivamente”.

O governante açoriano, perante as representações das comunidades açorianas que participaram neste fórum de reflexão sobre o Espírito Santo, defendeu “a valorização da educação como forma de integração e desenvolvimento das comunidades açorianas”.


GaCS/LFC

Sem comentários: