terça-feira, 22 de junho de 2010

Secretária da Educação e Formação apresenta nova proposta de progressão da carreira de professores



O Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA) e o Sindicato de Professores da Região Açores (SPRA) reuniram hoje com a Secretária Regional da Educação e Formação para analisar a progressão da carreira do pessoal docente.

Na reunião de trabalho, Lina Mendes apresentou a proposta do Governo Regional e espera agora que os sindicatos formalizem uma contra-proposta.

No entanto, hoje o SDPA apresentou já um documento com algumas das suas ideias sobre a nova estrutura da carreira dos professores.

O que se pretende com esta nova norma é que exista uma transição da carreira actual, que evite que alguns docentes ultrapassem colegas na carreira, para que, segundo a Secretária Regional “se salvaguarde uma equidade e justiça neste processo”.

Lina Mendes afirmou que a tutela está a “acertar o acordo com o processo a nível nacional para que a mobilidade seja facilitada”.

Após a reunião, a Secretária Regional mostrou-se satisfeita por considerar que existe uma “pré-disposição, de parte a parte, para que se encontre a solução mais equilibrada para a estrutura da carreira, que satisfaça os docentes e o sistema educativo em geral”.

Os sindicatos esperam agora que a tutela envie dados que permitam uma análise mais aprofundada da situação dos docentes dos diferentes escalões de carreira, para que em Setembro, apresentem uma nova proposta.



GaCS/AMP

Sem comentários: