
O Governo Regional decidiu proceder à realização da empreitada de protecção da orla marítima adjacente à rua da Rocha Quebrada, na Atalhada, São Miguel, conforme o projecto de execução da empresa Norma – Açores, Sociedade de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Regional.
A falésia costeira daquele lugar do concelho da Lagoa tem sofrido diversas derrocadas devido à abrasão marinha, algumas delas colocando em risco habitações existentes ao longo do litoral.
Essa situação conduziu à necessidade de realizar uma obra de protecção costeira, dado que se tem verificado que a falésia apresenta uma estrutura instável, com superfícies de fracturação favoráveis à queda de blocos e com reentrâncias e saliências estruturais que permitem concluir que está vulnerável à acção do mar.
O carácter evolutivo da falésia, acelerado pelas intempéries deste último Inverno, faz supor o aumento do recuo da costa com possíveis danos para a rua da Rocha Quebrada e todo o corredor envolvente.
Atendendo à urgência na execução da obra, o Governo optou pelo procedimento de ajuste directo com convite a quatro empresas, tendo como preço base o valor de 510 mil euros, estimando-se o início da obra para finais do mês de Julho e a sua conclusão antes do fim do corrente ano.
GaCS/FA
Sem comentários:
Enviar um comentário