terça-feira, 29 de junho de 2010

Novo miradouro no Pico oferece panorâmica sobre São Roque e São Jorge em condições de segurança



O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visitou hoje, no âmbito da visita estatutária do Governo à ilha do Pico, a empreitada de construção do Miradouro do Corr’Água, na estrada regional n.º 2-2ª, em São Roque do Pico. O local de lazer oferece uma panorâmica impressionante sobre a vila de São Roque e sobre a ilha de São Jorge.

Durante a visita, o governante realçou o esforço que tem sido feito ao nível da conservação e requalificação das estradas que integram a rede viária regional da ilha do Pico, designadamente através da elaboração de projectos e construção de infra-estruturas com o intuito de promover o desenvolvimento e modernização das vias, na óptica da melhoria das condições de segurança e de circulação.

Depois da quase totalidade, cerca de 90 por cento, das estradas regionais da ilha do Pico terem sido alvo de reabilitação, a preocupação, segundo José Contente, centra-se agora nas sobras das estradas, nomeadamente com a construção e reabilitação de miradouros e zonas de lazer/merendários.

“A partir do mês de Agosto os habitantes e visitantes da ilha do Pico têm a possibilidade de desfrutar de uma das mais bonitas paisagens que esta ilha oferece, o chamado Miradouro Corr’Água, que aliás era uma aspiração de todos quanto conheciam esta ilha, e que fica agora dotada de mais um sítio panorâmico, com segurança, espaços para estacionamento e possibilidade de descanso para os visitantes durante o seu trajecto”, referiu o secretário regional.

Neste sentido, foi já construído na ilha o Miradouro de S. Miguel Arcanjo, está em curso a construção do Miradouro do Corr´Água e será adjudicada brevemente a empreitada de ampliação e requalificação paisagística do Miradouro da Terr´Álta.

José Contente assinalou a intenção do executivo açoriano prosseguir com a recuperação e embelezamento das zonas adjacentes às estradas regionais. “O Governo Regional, para além da reforma diária, continua apostado em garantir que as nossas estradas tenham também um cunho de estradas panorâmicas, aliás esta é uma velha filosofia que presidiu ao rasgar das estradas regionais e que nós podemos, com actualidade e inovação, no século XXI, voltar a replicar, de um modo inteligente e de um modo que agrade a todos quanto passam nas nossas estradas regionais”, disse, a propósito.

Nas palavras do governante, os miradouros nos Açores desempenham um importante papel do ponto de vista do Turismo porque oferecem a contemplação da paisagem açoriana e, neste caso, o Miradouro do Corr’Água representa um bom exemplo do que se pretende, nesta legislatura, fazer junto das estradas regionais.

“Os miradouros são zonas de paragem mas também são zonas de lazer e de relaxamento e as estradas regionais devem ser estradas plenas de vida e devem propiciar ao desfrute da paisagem envolvente”, acrescentou.

Para além destes, estão também já a ser projectados outros miradouros na ilha do Pico, nomeadamente na Estrada Transversal, na E.R. n.º 2-2ª, com vista sobre as Lajes e na Estrada Longitudinal, na E.R. n.º 3-2ª, este com vista sobre a Madalena, os canais Pico-Faial e Pico-S.Jorge.

A construção do Miradouro do Corr’Água, adjudicado à empresa Nascimento Neves e Filho, Lda., representa um investimento de 100 mil euros, e deverá ficar concluído em meados do mês de Agosto.



GaCS/VS

Sem comentários: