quinta-feira, 24 de junho de 2010

Açores presentes na 5ª Reunião da Comissão de Acompanhamento do Programa Valorização do Território



O Governo dos Açores, através do Director Regional do Planeamento e Fundos Estruturais, participou hoje, no Funchal, na reunião da Comissão de Acompanhamento do Programa Comunitário Valorização do Território, que contou ainda com a participação de representantes do governo central, da Comissão Europeia e da Região Autónoma da Madeira. Foi apreciado o nível de execução deste programa operacional do QREN 2007-2013.

O Director Regional do Planeamento e Fundos Estruturais evidenciou um nível de aprovação de 53 milhões de euros, repartidos por dois projectos: a Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Horta, 1ª fase, e Requalificação Ambiental das Bacias Hidrográficas das Lagoas das Furnas e Sete Cidades. Rui Amann sublinhou que o nível de despesa realizada e efectivamente paga proporciona um nível de execução superior ao apurado em termos médios no programa. Referiu ainda neste ponto a entrada de mais uma candidatura relativa à Requalificação e Reordenamento do Porto da Madalena, em fase de apreciação, esperando a sua aprovação para breve.

No ponto da agenda relativo às perspectivas futuras, o representante dos Açores fez uma referência a um “projecto bandeira” em preparação sobre a gestão, destino e valorização dos resíduos nas ilhas dos Açores, referindo o âmbito integrado da intervenção e o nível de parceria estratégica que envolve a sua execução futura.


GaCS/SF/DRPFE

Sem comentários: