terça-feira, 22 de junho de 2010

Concurso escolar “Tu e o Espaço” leva alunos a conhecerem a Agência Espacial Europeia



Os Açores estão a conseguir, com a estação da ESA, uma centralidade no Atlântico que, progressivamente, afasta a noção de ultraperiferia, por via da tecnologia espacial, através da qual a Região passou a desempenhar um papel central no Atlântico fruto da sua posição geoestratégica.

Foi desta forma que o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos abordou a importância e o contexto do concurso regional “Tu e o Espaço”, dirigido a todas as escolas secundárias dos Açores, e cujos prémios foram entregues hoje em Ponta Delgada.

Para José Contente, que felicitou os participantes, as escolas e os vencedores, este é um concurso que pretende aproximar os jovens de uma área de ponta em franco desenvolvimento na Região, a tecnologia espacial e todas as suas potencialidades, “porque queremos que os Açores se aproximem da modernidade".

“Nós temos desenvolvido uma intensa caminhada nesta área a partir do projecto da ESA em Santa Maria. Somos, inclusive, a única Região do país que utiliza a tecnologia espacial, com a dimensão da Agência Espacial Europeia e queremos, neste sentido, criar e estimular novos patamares de desenvolvimento onde as novas tecnologias, nomeadamente a espacial, tenham também o seu lugar na Região”, sublinhou o governante.

O Secretário Regional defendeu ainda a existência deste tipo de iniciativas, alegando que “é importante que este concurso chegue às escolas, que as escolas dêem confiança e despertem o interesse dos alunos para a opção de outras áreas profissionais e, desta forma, permitir que os mais novos possam pensar nos Açores como uma região que não vive só do turismo e da agricultura e que percebam que também terão a suas oportunidades nesta área”.

Neste sentido, José Contente reforçou o apelo aos alunos e à classe docente para que se empenhem em projectos e iniciativas na área espacial, com a finalidade de fazer crescer o número de açorianos interessados pela investigação científica na área espacial.

“Estamos a fundar as bases para os apoios à actividade científica e para isso é preciso formação, qualificação, pessoas motivadas e empenhadas, professores que tenham essa visão, escolas a trabalhar nesta área, a fim de conseguirmos trazer novas oportunidades para os Açores, novos desafios que colocam a Região à frente na sua capacidade de inovação e de proactividade”, acrescentou o Secretário Regional.

O concurso regional “ Tu e o Espaço”, organizado pela Associação Pej Açores - Associação Regional Parlamento Europeu dos Jovens - Núcleo Açores, teve como objectivo sensibilizar os jovens para a tecnologia espacial. Neste concurso, os jovens desenvolveram ideias subordinadas ao tema “Como utilizar as tecnologias espaciais em benefício do desenvolvimento dos Açores”.

Através de sessões presenciais nas escolas secundárias da Região foi dado a conhecer aos alunos as potencialidades dos Açores nesta área, através de vídeos, conversa com especialistas na área do mar, território e atmosfera, e foi ainda apresentada a diversidade de produtos e serviços despoletados pela tecnologia espacial.

Foram apresentados onze trabalhos finais cujos vencedores foram, em primeiro lugar João Gomes, da Escola Secundária Antero Quental, que ganhou uma viagem à sede da ESA, em Paris, em segundo lugar, da mesma escola, Glória Toste, que visitará a sede da Edisoft e em terceiro lugar, da Escola Secundária da Madalena do Pico, Mariana Rodrigues, que irá conhecer a Estação da ESA de Santa Maria.



GaCS/FA

Sem comentários: