quarta-feira, 23 de junho de 2010

Governo apoia Projecto Igualdade (s)




A Directora Regional de Igualdade de Oportunidades, Natércia Gaspar, presidiu ontem à noite, no auditório da Escola EB1 de Capelas, em São Miguel, à cerimónia de apresentação pública do projecto Igualdade (s).

O projecto promovido pela Associação Norte Crescente e financiado pela Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através da Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades, tem como objectivo, entre outros, sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para as problemáticas da desigualdade de oportunidades, discriminação e violência, combate à desigualdade, discriminação e violência em todos os domínios.

O projecto engloba três fases, sendo que a primeira decorreu entre os meses de Abril a Junho e teve como destinatários a população escolar do 1º ciclo até ao 4º ano de escolaridade.

Durante a primeira fase, as escolas abrangidas foram da Ajuda, Remédios e Capelas.
A segunda fase do projecto decorrerá entre Julho e Agosto e a terceira fase realizar-se-á entre os meses de Setembro a Dezembro.

Direitos e deveres como motores da igualdade, direitos humanos, diferenças individuais, pessoas com incapacidade (s) são alguns dos temas em destaque do projecto.

Na ocasião, Natércia Gaspar considerou ser “fundamental educar as actuais e as novas gerações” no sentido de “valorizar a importância de se reconhecer, valorizar e acolher identidades plurais sem se sentir ameaçado e rejeitar quaisquer formas de preconceito e de desrespeito à vida humana”.

“Viver no mundo actual passa pelo reconhecimento da pluralidade e diversidade de sujeitos e de culturas com base no respeito e aceitação recíproca, concebendo as diferenças não como sinónimo de inferioridade ou desigualdade, mas como equivalente a plural e diverso, como Igualdade (s)”, realçou.

Neste contexto, destacou a actuação do Governo na promoção da “igualdade de direitos, de representação, de reconhecimento e de respeito”, fomentando e apoiando estratégias e intervenções para o efeito, uma iniciativa reconhecida pelos pais e professores presentes no evento.

O projecto Igualdade (s) contou ainda como parceiros a Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA), a Associação Novo Dia, o Instituto de Apoio à Criança e as Escolas do 1º ciclo dos Remédios, Ajuda e Capelas.



GaCS/SM

Sem comentários: