sexta-feira, 25 de junho de 2010

Livro Verde - Realizar o Potencial das Indústrias Culturais e Criativas em discussão



O Director Regional da Cultura, Jorge Bruno, esteve presente na consulta pública do Livro Verde - Realizar o Potencial das Indústrias Culturais e Criativas, que decorreu ontem à noite em Ponta Delgada.

Uma discussão, que o Governo Regional através da Direcção Regional da Cultura decidiu realizar com o objectivo de contribuir para o Livro Verde - Realizar o Potencial das Indústrias Culturais e Criativas lançado pela Comissão Europeia.

Segundo Jorge Bruno, a sociedade actual confronta-se com um novo paradigma emergente que é a economia digital, nesse sentido, ganha um particular significado as Indústrias Culturais e Criativas.

Outrora, a economia era essencialmente, agrícola, onde o valor material das coisas se avaliava por exemplo pela quantidade de cereal. Posteriormente, com a Revolução Industrial a base da economia passa a ser a indústria onde o valor se transferiu para outros objectos.

No momento o paradigma passa, para além da economia digital, pelas Indústrias Culturais e Criativas, hoje em dia as ideias valem dinheiro, a comunicação vale dinheiro.

Como tal, as Indústrias Culturais e Criativas começaram a marcar a agenda política dos diversos países e a Europa não ficou alheia a esta realidade e por isso lançou o debate abrindo um Livro Verde para realização do potencial destas indústrias, sublinhou Jorge Bruno.

Cada Estado através da consulta aos seus agentes sociais, económicos e culturais vai recolhendo contributos que possam permitir definir uma política cultural comunitária europeia nesta área.

Nesse sentido, o executivo açoriano, segundo afirmou o Director Regional da Cultura, promoveu três consultas públicas em torno desta temática, a primeira ocorreu na Horta, ontem teve lugar a segunda em Ponta Delgada e no próximo dia 2 de Julho irá ter lugar outra consulta, desta feita na ilha Terceira.



GaCS/LM

Sem comentários: