quarta-feira, 30 de junho de 2010

Governo investe mais de 6 milhões de euros na construção dos centros de processamento e de valorização de resíduos no Pico



Mais de 6 milhões de euros é quanto o Governo dos Açores vai investir na construção do Centro de Processamento de Resíduos e do Centro de Valorização Orgânica por Compostagem da ilha do Pico, cuja abertura de concurso público foi autorizada terça-feira.

A decisão, hoje anunciada pelo Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, foi tomada na reunião do Conselho do Governo que decorreu esta semana no Pico, no âmbito da visita estatutária do Executivo àquela ilha do Grupo Central.

Conforme refere o comunicado final da reunião governamental, este investimento dá continuidade à execução do Plano Estratégico de Gestão de Resíduos dos Açores (PEGRA), o qual “enquadra as soluções de tratamento e destino final de todos os resíduos produzidos na Região, baseadas na prevenção da produção de resíduos, na recuperação do seu valor, na valorização dos recursos naturais, na protecção dos ecossistemas e na garantia de saúde pública”.

O Executivo deliberou também proceder à reabilitação do molhe-cais e da rampa-varadouro do porto de pescas da Calheta de Nesquim e autorizar a execução da obra de consolidação do porto de pescas de São João.

A instalação em parceria com as organizações de produtores de um “Centro Experimental de Divulgação” para a melhoria e desenvolvimento da qualidade genética do efectivo pecuário da ilha do Pico foi outra das decisões hoje anunciadas por Sérgio Ávila.

Este centro, a instalar na zona da Serra das Velhas, concelho da Madalena, visa “melhorar os cruzamentos finais para a produção de carne, bem como a criação de condições para o acabamento das carcaças e para o exercício de modernas práticas de reprodução animal, nomeadamente de transplante de embriões”.

Na sua reunião de terça-feira, o Conselho do Governo resolveu celebrar um protocolo de cooperação operacional com a Lactopico, visando a sua reestruturação financeira e a regularidade dos pagamentos aos produtores de leite, e decidiu reforçar as dotações financeiras para a recuperação dos caminhos rurais e florestais afectadas pelas chuvas e pavimentação dos caminhos rurais do Corre Àgua (S. Roque), da Santa (Madalena) e da Queimada (Lajes).



GaCS/FG

Sem comentários: