sábado, 19 de junho de 2010

Parque Natural do Faial



Decorreu sexta-feira, conforme noticiado, uma visita ao Parque Natural de Ilha do Faial durante a qual o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, apresentou cinco valências que sendo novas ou requalificadas, "constituem uma enorme oportunidade para a realização de actividades relacionadas com o ambiente natural da Ilha do Faial".

A visita teve início na Casa do Parque, antiga Casa dos Vigilantes do Monte da Guia, local que agora se presta a receber os visitantes que desejem iniciar uma visita ao parque, prestando informações, vendendo bilhetes e constituindo um local em que se podem efectuar pequenos resumos introdutórios conduzidos pelos guias do parque ou outros guias de actividades de natureza.

Já na Fábrica da Baleia (Centro do Mar), alvo de diversas melhorias, verificou-se a nova entrada, em que estão expostos diversos materiais da faina baleeira, recuperada pelo Observatório do Mar dos Açores, e a nova loja em que estão disponíveis materiais originais para promoção da biodiversidade dos Açores.

De passagem, visitou-se o Miradouro da Espalamaca que agora possui uma placa interpretativa de paisagem. Um total de 16 equipamentos similares foram também instalados ao longo de todo o parque.

Já no Jardim Botânico, os convidados visitaram o novo orquidário, resultado de uma doação da Santa Casa da Misericórdia da Horta do coleccionador faialense Henrique “Peixoto”. Neste local, foram apresentados os Chás do Jardim, um novo produto do parque, com base em plantas que também são cultivadas neste Jardim Botânico.

No trajecto para a Caldeira da Ilha do Faial, foi possível apreciar, numa obra em parceria com a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, a recuperação da antiga Casa do Cantoneiro que constitui um equipamento direccionado para que as empresas locais possam efectuar as suas reuniões de início de percurso já perto dos trajectos.

Esta valência pode também ser utilizada para recuperação física, após as longas caminhadas.

Na Caldeira, para além de recuperados os painéis interpretativos, estão agora colocados diversos dispositivos de ordenamento e segurança.

Para uma adequada visitação do Parque, foi apresentado o Guia do Parque Natural do Faial. Esta é uma obra de bolso, com 162 páginas, que ilustra as espécies mais comuns, os percursos pedestres, fazendo a sua interpretação, os elementos geológicos e descreve os Centros Interpretativos, entre outros textos de enquadramento sob o ponto de vista ambiental, social e cultural. A obra tem a autoria dos próprios funcionários do Parque Natural de Ilha do Faial e ilustrações de diversos colaboradores.

A execução e recuperação dos produtos e equipamentos agora disponíveis no parque foi executada por 33 empresas locais e num investimento que ascendeu a 400 mil euros.

Embora ainda estejam em preparação mais valências, a ser apresentadas até ao final do ano, com o investimento agora apresentado espera-se, também, que sejam alavancados novos serviços e produtos na área ambiental com origem privada.

Sendo este um nicho de oportunidades para as empresas do Faial e ilhas próximas, decorreu ontem uma reunião de trabalho em que foram descritos alguns dos serviços, actividades e valências existentes no Parque.

Durante essa reunião, em que participaram empresas marítimo-turísticas, de turismo rural e hotéis, foram também propostas metodologias de trabalho para coordenação dos serviços da administração e de empreendedores privados.

No dia 24 de Junho será inaugurado o Trilho dos Dez Vulcões. Os 27 quilómetros deste trilho serão, pela primeira vez, percorridos na íntegra por 25 aventureiros que se poderão inscrever nos Serviços do Parque Natural de Ilha ou através do email
parque.natural.faial@azores.gov.pt.

Os inscritos deverão concentrar-se pelas 08:30 horas, na Casa do Parque para serem transportados até ao local onde se dará início às nove horas de percurso.



GaCS/FA/DRA

Sem comentários: