terça-feira, 29 de junho de 2010

Carlos César diz que o novo cais de passageiros da Madalena vai avançar no próximo ano



O Presidente do Governo dos Acorres revelou hoje que, ultrapassados os problemas técnicos que obrigaram a uma reorientação do projecto inicial, vai avançar a empreitada de construção do novo cais do porto da Madalena.

Carlos César, que presidia à inauguração do núcleo de pescas daquele porto, acrescentou que deverá ser lançado no próximo ano o concurso público para a empreitada de construção do novo cais dedicado ao serviço de passageiros e respectivo terminal, seguindo-se-lhe, então, de acordo com o planeamento, a concretização do núcleo de recreio náutico.

A obra enquadra-se no conjunto de intervenções de requalificação do porto da Madalena, onde já em fase de adjudicação a empreitada de reforço do molhe existente e de construção do contra-molhe leste, no valor de mais de 13 milhões de euros.

Anunciando que até ao final do corrente ano deverá estar ter concluído o processo negocial para a escolha de um parceiro privado para o projecto de reactivação dos Estaleiros Navais da Madalena do Pico, Carlos César afirmou esperar o consequente “reforço da importância logística da ilha do Pico na nossa relação com a economia do mar e, ao mesmo tempo, a recuperação de um importante pólo histórico industrial que se estima gerador de riqueza.”

E o Presidente do Governo chamou a atenção para os importantes investimentos conjugados que estão em curso nos dois lados do canal Faial/Pico, referindo o avultado investimento a decorrer na vizinha cidade da Horta, com a primeira fase da obra de requalificação da frente marítima.

“Podemos ainda perspectivar a sua continuidade noutras projecções geográficas, como a intervenção prevista no Porto de S. Roque do Pico, ou a intervenção que, em diversas valências, está a decorrer em S. Jorge, ou o projecto desenvolvido na Graciosa, quer no âmbito do núcleo de pescas, quer no âmbito do cais comercial, ou, ainda, o projecto de construção do Cais de Cruzeiros de Angra do Heroísmo, cujos procedimentos pretendemos iniciar”, acrescentou.

Carlos César disse ainda que, a propósito de alguns destes investimentos, o Governo Regional está também a trabalhar com entidades exteriores para assegurar o seu cabimento no âmbito de fundos comunitários europeus.


GaCS/CT

Sem comentários: