sábado, 25 de setembro de 2010

Açores associam-se ao Dia Europeu das Línguas



Seis escolas, das ilhas de São Jorge, Pico e São Miguel, aceitaram o desafio lançado pelo Governo dos Açores para, no âmbito do programa da “Região Europeia do Ano 2010”, associarem-se às comemorações do Dia Europeu das Línguas, que se assinala no próximo dia 26 de Setembro.

O Dia Europeu das Línguas, instituído pela União Europeia desde 2001, tem como objectivos promover a compreensão acerca da importância do multilinguismo, sensibilizar os cidadãos para a diversidade das línguas faladas na Europa e fomentar a aprendizagem ao longo da vida.

Neste contexto, durante os próximos dias, os Departamentos de Línguas de vários estabelecimentos de ensino da Região desenvolverão uma série de actividades pedagógicas, com o objectivo de assinalar a data e de promover uma maior proximidade da juventude em relação ao tema.

Na Escola Básica Integrada de Arrifes, os docentes do Departamento de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras estão a desenvolver uma iniciativa que abrange as 23 línguas oficiais da União Europeia e um total de cerca de mil alunos dos 9 aos 18 anos, em que cada turma trabalhará uma língua diferente e produzirá um cartaz com os conteúdos aprendidos nessa língua. Segue-se a exposição dos cartazes, projecção de vídeos, apresentações e um jogo multimédia relativos ao Dia Europeu das Línguas.

Na Escola Básica Integrada do Topo em São Jorge, o Departamento de Línguas Estrangeiras promove actividades de promoção das Línguas Francesa, Inglesa e Portuguesa, no âmbito dos Clubes de Línguas de 1º e 3º ciclos. Os professores de 1º ciclo desenvolverão, com os alunos, as saudações e linguagem de sala de aula que irão colar em balões de fala e espalhar por vários locais da escola, enquanto que, no 3º ciclo, serão criados balões de fala associados às diferentes bandeiras: Inglesa, Francesa e Portuguesa, a afixar posteriormente, solicitando aos alunos que associem ao local expressões que possam ser utilizadas.

Na Escola Secundária Cardeal Costa Nunes, na Madalena do Pico, o Departamento Curricular de Línguas Germânicas organiza a visualização de filmes em Inglês e Alemão, bem como a projecção de uma apresentação explicativa do dia.

Na Escola Básica Integrada Roberto Ivens, em Ponta Delgada, decorrerão acções de sensibilização para a língua Francesa, feita pelos professores, junto dos alunos do 2º ciclo, não só da EBI Roberto Ivens, mas do 4º ano das Escolas de São Roque, São Pedro, Livramento e Matriz.

Na Escola Gaspar Frutuoso, na Ribeira Grande, alunos do 4º, 5º e 6º anos de escolaridade participam num “Concurso de Spelling Bee”, em inglês, que está a ser preparado nas aulas e que culminará na apresentação dos melhores ‘Spellings’.

Na Escola Básica e Secundária de Vila Franca, os professores do Departamento de Línguas vão falar aos alunos sobre o Dia Europeu das Línguas e a importância das línguas, sensibilizando-os para estas matérias.

A Europa encerra um verdadeiro tesouro linguístico: 27 Estados-Membros, 492 milhões de pessoas, 23 línguas oficiais e cerca de 60 línguas regionais ou minoritárias, além das línguas faladas pelas pessoas de outros países e continentes que vivem na Europa.


GaCS/SsRAECE

Sem comentários: