segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Projecto-piloto para a utilização de desfibrilhadores automáticos externos preparado para arrancar




Todas as corporações de bombeiros dos Açores já dispõem de ambulâncias equipadas com desfibrilhadores automáticos externos, dispositivos indispensáveis para socorrer situações de paragem cardíaca súbita, cuja taxa de sobrevivência está altamente dependente da eficácia das manobras de reanimação efectuadas aos níveis extra e intra-hospitalar, com destaque para a desfibrilhação precoce.

O Programa Regional para a utilização de desfibrilhadores Automáticos Externos por Não Médicos e de Acesso Público à Desfibrilhação está preparado para arrancar, em projecto-piloto, em quatro Corporações de Bombeiros, das Ilhas Terceira e S. Miguel.

Este programa foi objecto de um planeamento rigoroso e detalhado, com implicações na formação dos operacionais que serão envolvidos no manuseamento do equipamento, para além da transmissão de dados em tempo útil para análise e auditorias contínuas, de modo a envolver um controlo médico permanente e uma constante recertificação dos operacionais envolvidos. Todo o trabalho que tem sido desenvolvido na preparação deste programa e a elaboração pormenorizada de um quadro de procedimentos é da máxima importância para a salvaguarda da segurança dos doentes, dos operacionais e, sobretudo, da eficácia da acção a desenvolver em situações de socorro.

Para a acção no terreno e operação com os desfibrilhadores automáticos externos, ao nível do pessoal não médico, já foram objecto de formação nos Açores, com aproveitamento, num total de cinquenta e sete operacionais com a seguinte localização: 11, em Ponta Delgada; 10, na Ribeira Grande; 15, em Angra do Heroísmo; 14, na Praia da Vitória e 7, na Horta.

Nos Açores, todas as unidades de saúde já dispõem de um equipamento de desfibrilhação automática, operados pelos profissionais habilitados para o efeito, com a excepção do Centro de Saúde de Ponta Delgada, que integra dois dispositivos; do Hospital da Horta, EPE, do Hospital de Santo Espírito, de Angra do Heroísmo, EPE, com três equipamentos cada; e, finalmente, do Hospital Espírito Santo, em Ponta Delgada, que dispõe de quatro desfribrilhadores.

O planeamento previsto para a instalação de desfibrilhadores automáticos externos contempla, prioritariamente, as Corporações de Bombeiros nos Açores, e, de uma forma gradual, estendido aos aeroportos, portos, Assembleia Legislativa Regional e Presidência do Governo dos Açores.


GaCS/LFC

Sem comentários: