quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ambiente dos Açores já tem “centro educativo” online



O Ambiente dos Açores passa a contar, a partir de agora, com um "centro educativo" online, cuja apresentação foi feita hoje, na Horta, no âmbito da reunião do Conselho Regional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.


Denominado "SIARAM – Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores", este sítio, que está disponível no endereço http://siaram.azores.gov.pt/, é uma iniciativa do Governo Regional e foi desenvolvido ao longo do último ano pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.


Em declarações aos jornalistas, Álamo Meneses explicou que este importante "repositório de informação que foi construído e pensado essencialmente para o sistema educativo".


Estão ali um conjunto de materiais que permite qualquer professor "descarregar a partir dali as imagens, sons ou textos e construir as suas próprias lições", adiantou o governante.


Disse também que o espaço também aberto a quem queira disponibilizar fotografias ou outro tipo de imagens relacionadas com o ambiente no arquipélago, desde que essa disponibilização "seja feita sob o mesmo tipo de licença livre".


Segundo Álamo Meneses, o lançamento deste projecto em 2010 tem um significado muito especial, pois é uma forma de assinalar o Ano Internacional da Biodiversidade, que ocorre precisamente durante o corrente ano.


Questionado pelos jornalistas sobre a eventualidade deste sítio poder vir ser também disponibilizado em línguas estrangeiras, o governante esclareceu que essa será uma "segunda prioridade", já que a iniciativa "é voltada para o sistema educativo e para o nosso auto-conhecimento dos Açores".


"Como estamos focados nas nossas escolas, a primeira prioridade foi disponibilizar as páginas em português", adiantou Álamo Meneses.


Situação Geográfica, Fauna, Flora, Vegetação, Zonas Costeiras, Paisagem, Vulcanismo e Cavidades Vulcânicas são algumas das áreas abordadas no SIARAM – Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores Através de Recursos Auxiliares Multimédia.


Sob o tema genérico "O Homem e a Natureza", o projecto trata ainda de temas como o Património Cultural, Reservas da Biosfera, Energia e Recursos Hídricos, Naturalistas nos Açores e Centros de Interpretação.


Este novo sítio inclui textos e depoimentos vídeo de Álamo Meneses, Ana Veloso, Andrea Porteiro, António Félix Rodrigues, António Frias Martins, Carlos Bicudo da Ponte, Dina Pacheco, Eduardo Dias, Fernando Cardoso, Fernando Oliveira, Francisco Cota Rodrigues, Frederico Cardigos, José Guilherme Reis Leite, Manuel Paulino Costa, Maria Carvalho, Maria José Pitta Groz, Mário Laranjo, Paulo A.V. Borges, Paulo J.M. Barcelos, Pedro Afonso, Pedro Raposo, Jaime Bairos, João Carlos Nunes, João Luís Gaspar, Joël Bried, Rosalina Gabriel, Rui Monteiro, Sandra Toste, Sílvia Furtado, Verónica Neves, Victor Hugo Forjaz, Vitor Gonçalves e Zilda França.


A coordenação do SIARAM é de Paulo Henrique Silva, autor igualmente da fotografia, vídeo e áudio disponível neste sítio, à excepção dos conteúdos identificados por outros autores, enquanto Cecília Matos e Helena Costa asseguram as funções de webdesign e de secretariado, respectivamente.


GaCS/FG

Sem comentários: