quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Governo Regional promove edição de livros de jovens criadores



O Governo Regional dos Açores vai editar em 2011 uma colecção de literatura ficcional, em formato de livro individual, das obras seleccionadas no âmbito do LABJOVEM – Concurso de Jovens Criadores dos Açores, realizado em 2009.

A garantia consta de um protocolo celebrado hoje, em Ponta Delgada, entre a Direcção Regional da Cultura e a Associação Cultural Burra de Milho, responsável pela organização do LABJOVEM, que prevê a entrega no último trimestre de 2010, dos textos, em formato digital, dos dois primeiros livros seleccionados.

Trata-se das obras “Adeus Amanhã” de Rui Sousa, de Angra do Heroísmo, e “Indiferença” de Rui Cabral, de Ponta Delgada, cujo primeiro livro será lançado entre Janeiro e Março de 2011.

Na assinatura do protocolo, o Director Regional da Cultura salientou a importância do apoio do Governo, firmado naquela parceria, à publicação de uma colecção de jovens criadores na área da literatura que passará a estar disponível no mercado açoriano.

Jorge Paulus Bruno reafirmou o propósito do executivo açoriano em tornar acessível ao público em geral, tudo o que, em termos de criação artística, literária e cultural, se vai produzindo nas ilhas.

Referiu também na cerimónia, que envolveu a participação do Director Regional da Juventude, Bruno Pacheco, que, nos termos do protocolo estabelecido, o executivo açoriano irá progressivamente de dois em dois anos publicando novas obras de jovens autores.

O protocolo determina, igualmente, a publicação de seis obras, no máximo, por cada edição do concurso e assegura a edição dos livros com uma tiragem individual de mil exemplares.

Estes objectivos, enquadram-se na actual política em curso do executivo açoriano que visa a promoção do desenvolvimento social e cultural da Região Autónoma.

A Associação Cultural Burra de Milho, sedeada na ilha Terceira, tem vindo a dinamizar o desenvolvimento local, privilegiando a articulação entre a dimensão cultural e social, através das artes e da criatividade.

Trata-se de uma organização orientada e suportada por projectos específicos, próprios ou em co-promoção, auto-financiados, apoiados numa estrutura organizacional participativa, de cooperação e em rede.

O LABJOVEM, cuja primeira edição data de 2007, é patrocinado pela Direcção Regional da Juventude.



GaCS/CM

1 comentário:

Luís Henriques disse...

Acho uma iniciativa de louvar. Há que editar os nossos escritores, sejam jovens ou menos jovens. Contudo, há também necessidade (e com isto não estou a 'puxar a brasa à sardinha') de promover os escritos não-ficcionais, como seja a investigação histórica, social, económica científica. Incentivar essa mesma investigação.