terça-feira, 21 de setembro de 2010

Aposta na biodiversidade açoriana é oportunidade para o desenvolvimento sustentável



Com a presença do Director Regional do Ambiente na sessão de encerramento, decorreu ontem na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, um Seminário sobre “Gestão da Biodiversidade dos Açores” organizado pelo Conselho Regional dos Açores da Ordem dos Biólogos.

As palestras versaram temas como a diversidade biológica, ferramentas para a sua gestão, os Parques Naturais de Ilha ou o Parque Marinho dos Açores. Neste seminário, foi alargada a abrangência até temas como o Geoparque dos Açores enquanto pólos de promoção e protecção ambiental. Para além dos palestrantes oriundos dos Açores, Madeira e Continente, estiveram presentes dezenas de professores e alunos da Universidade dos Açores.

O Director Regional do Ambiente, Frederico Cardigos, referiu-se à biodiversidade açoriana como uma enorme “oportunidade de desenvolvimento sustentável nos Açores, mas, também, uma fonte de entusiasmo e de prestígio”.

Durante a apresentação que efectuou com apoio de imagens de espécies marinhas e terrestres presentes no arquipélago, o Director Regional salientou que a biodiversidade dos Açores permite “efectuar uma viagem sobre a nossa própria existência enquanto habitantes destas extraordinárias ilhas”, acrescentando que “foram diversas as conquistas ocorridas nos Açores em pleno Ano Internacional da Biodiversidade, entre as quais se destaca a conclusão da primeira listagem abrangente de espécies dos Açores a apresentar brevemente”.



GaCS/SF/DRA

Sem comentários: