quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Governo apostado em aprofundar cada vez mais o papel do Mar na economia regional



As intervenções que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver em diversas ilhas, no sentido de as dotar de melhores infra-estruturas marítimas, representam uma aposta muito clara no aprofundamento da relação da Região com o Mar, sendo que “esta é uma estratégia que, no entanto, não se esgota na parte da infra-estruturação física”, destacou hoje, na Madalena, ilha do Pico, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que falava durante a cerimónia de consignação da empreitada de construção das infra-estruturas portuárias e obras de melhoramento das condições de abrigo do Porto da Madalena, recordou que o Governo dos Açores tem desenvolvido diversas obras em todas as ilhas, encontrando-se ainda algumas em execução e outras já projectadas, relacionadas com o Mar.

Todas estas intervenções, destacou, permitem “dar coerência às opções que têm vindo a ser tomadas e que têm como objectivo principal afirmar cada vez mais o Mar como parte integrante do desenvolvimento económico da Região”.

No entanto, disse, “esta é uma estratégia que não está apenas relacionada com o processo de infra-estruturação, mas também com um conjunto de outras opções, como é o caso do processo de substituição dos novos navios para o transporte de passageiros no Grupo Central, ou com a reactivação dos Estaleiros da Madalena”.

No caso do porto da Madalena, e após a concretização da obra agora consignada, será também lançada a intervenção relativa ao terminal de passageiros e, posteriormente, à construção de um núcleo de recreio náutico.

A empreitada de construção das infra-estruturas portuárias e obras de melhoramento das condições de abrigo do Porto da Madalena tem um prazo de execução previsto de 24 meses representando um investimento de cerca de 14 milhões de euros.



GaCS/NM

Sem comentários: