terça-feira, 21 de setembro de 2010

Museu Carlos Machado associa-se às Jornadas Europeias do Património




As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, o grande objectivo é a sensibilização dos cidadãos europeus para a importância do Património, e obviamente para a sua salvaguarda.

O IGESPAR IP, enquanto coordenador nacional das Jornadas Europeias do Património, propôs para 2010 como tema “Património: Um Mapa Da História”, pretende-se qualificar e intensificar a visita aos locais patrimoniais envolvendo o visitante muito mais além da simples contemplação.

Percorrer e conhecer locais do território, observar cenários que nos oferecem vestígios, muitas vezes, desconhecidos da maior parte das pessoas, interpretá-los é uma forma de os conhecer melhor, de os valorizar e concretizar o tão desejado objectivo deste tipo de iniciativas: o envolvimento empático e activo com o nosso Património

Neste sentido o Museu Carlos Machado (MCM) associa-se a estas jornadas apresentando um programa de actividades centrado em torno do tema da VINHA.

Assim, a presença da Vinha, das Uvas, das Vindimas e do Vinho nas colecções do Museu Carlos Machado é a proposta para assinalar as Jornadas Europeias do Património. Nomeadamente, a sua presença nas várias colecções como: Arte Sacra, Etnografia Regional, Arte e História Natural.
Para concretizar o programa o MCM teve a parceria da Associação Amigos do Calhau e da “Vinha”, loja dos vinhos de Ponta Delgada.

O programa, concentrado no dia 25 de Setembro, inclui, às 14H00, uma visita aos antigos Currais de Vinha do Pópulo – Livramento, orientada pela Associação Amigos do Calhau. O ponto de encontro é o bar da Praia Pequena do Pópulo. Ás 16H00 está prevista uma visita guiada ao Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, antiga Igreja do Colégio, sob o tema “À procura da vinha e das Uvas neste espaço museológico”. Às 16H45 está ainda prevista uma apresentação multimédia sobre a presença da Uva e da Vinha nas colecções do Museu Carlos Machado, seguida de uma prova de vinhos.

O programa não esquece os mais novos. A partir das 16H45 decorrem actividades monitorizadas pelo Serviço Educativo do MCM dedicadas a esta temática.

GaCS/SF/DRaC

Sem comentários: