quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Concerto de laureados do Prémio Jovens Músicos/2010 pela primeira vez nos Açores



No dia 2 de Outubro, pelas 21h30, no Teatro Micaelense, terá lugar, pela primeira vez nos Açores, o concerto de laureados do Prémio Jovens Músicos/2010 (PJM). Este concerto está integrado na Temporada de Música 2010 e assinala as Comemorações do Centenário da República com a presença da Orquestra Gulbenkian, dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira, que fará a estreia mundial da obra sinfónica Centenário da República, do compositor Filipe Pires, encomendada da Presidência do Governo Regional dos Açores através da Direcção Regional da Cultura.

Para além dessa estreia mundial e do concerto de laureados, será igualmente interpretado pela Orquestra Gulbenkian o primeiro andamento de uma sonatina para piano (inacabada), escrita em 1902, pelo compositor açoriano Francisco de Lacerda, com orquestração de Christopher Bochmann.

Em 24 anos, o Prémio Jovens Músicos sairá pela primeira vez do território continental – sendo transmitido em directo para todo o país através da Antena 2 e em diferido pela RTP 2 – graças à colaboração entre a RTP, a Antena 2, o Governo Regional dos Açores e o Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian.

Os principais laureados do Prémio Jovens Músicos 2010 que subirão a palco, são Nuno Simões (percussão), Marina Camponês (flauta transversal), Susana Ferreira (canto), Marco Carneiro da Silva (trompete) e André Pereira (violino). Na cerimónia de entrega de prémios aos laureados será ainda atribuído o «Prémio Especial Maestro Silva Pereira» ao melhor solista deste concerto.

A Temporada de Música 2010 é uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura. Tem como director artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Juventude Musical Portuguesa.



GaCS/DRaC

Sem comentários: