sexta-feira, 24 de setembro de 2010

“Noite dos Investigadores - vamos ser cientistas por um dia”



A “Noite Europeia dos Investigadores”, uma iniciativa da Comissão Europeia, realiza-se em simultâneo em várias cidades da Europa, e em Portugal é assinalada nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Olhão e nos Açores, no ExpoLab, na Lagoa.

Integrada na programação “Açores – Região Europeia do Ano 2010”, o evento proporcionará a adultos, jovens e crianças um contacto directo com a ciência e investigadores.

O evento reúne uma grande diversidade de actividades, com destaque, às 21h00, para o “Café Científico”, um workshop temático que contará com a intervenção de dois responsáveis da Direcção-Geral de Investigação da Comissão Europeia, Jean-David Malo, Chefe de Unidade responsável pelas “Regiões do Conhecimento” e “Potencial de Investigação”, e Nicolas Sabatier, conselheiro responsável para assuntos jurídicos.

As actividades no ExpoLab têm início a partir das 15h00 horas e prolongam-se até às 24h00 horas, contemplando iniciativas como observações astronómicas; a presença do planetário móvel; diversos jogos interactivos; uma gincana científica; experiências de laboratório; ciência ao vivo e ainda um roteiro pelos diferentes centros de divulgação de ciência dos Açores.

A “Noite Europeia dos Investigadores” tem como objectivo aproximar os cidadãos europeus da ciência da investigação, numa atmosfera interactiva, lúdica e informalmente pedagógica.

Esta é já a segunda edição nos Açores da “Noite dos Investigadores”, uma organização conjunta do Governo Regional dos Açores, através do Gabinete do Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa e da Direcção Regional de Ciência e Tecnologia, e os parceiros Sociedade Afonso Chaves, através do ExpoLab, e vários Centros de Ciência dos Açores.

“Vem fazer um passeio pelo espaço!”, “Laboratório na hora – Veste a pele de um cientista!”, “Espreita os astros!”, “Gincana Cientifica – Testa a tua perícia!” e ainda “Ciência ao Vivo! – Vem trabalhar com um investigador!” são algumas das actividades integradas no programa, além de exposições, e o espaço “Cantinho Europeu – Conheces a Europa?”.

A entrada é livre e para públicos de todas as idades.


GaCS/VS

Sem comentários: