
No próximo dia 2 de Outubro, pelas 21h30, terá lugar no Teatro Micaelense a estreia mundial, pela Orquestra Gulbenkian, da obra sinfónica intitulada Centenário da República do compositor Filipe Pires, encomendada pela Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura.
A obra Centenário da República é descrita pelo próprio compositor da seguinte forma:
«[…] iniciada com um relâmpago da indignação provocada pela violenta surpresa do ultimato inglês, contém referências musicais à impaciência das manifestações e aos períodos de desordem, de inquietação e de revolta que se lhe seguiram. Após o regicídio e a fase revolucionária que precederam a implantação da República imperam aqui o júbilo e o carácter heróico, patriótico e marcial dos momentos vividos, com abundantes citações e colagens dos hinos monárquico e republicano. As figuras dos dois primeiros Presidentes da República, os açorianos Manuel de Arriaga e Teófilo Braga, também são aqui musicalmente aludidos em harmonizações de duas canções populares das ilhas do Faial e de S. Miguel, de onde ambas estas personalidades eram oriundas.»
Esta estreia integra as comemorações nos Açores do Centenário da República e o programa da Temporada de Música 2010, uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores através da Direcção Regional da Cultura.
GaCS/SF/DRaC
Sem comentários:
Enviar um comentário