terça-feira, 21 de setembro de 2010

Jornadas Europeias do Património com ajustes de calendário



A palestra integrada nas Jornadas Europeias do Património, inicialmente agendada para o dia 25 de Setembro, foi antecipada para o dia 24 de Setembro. Nela participará o Director Regional da Cultura, Jorge Bruno, que falará sobre “Perspectiva Contemporânea e Dinâmica do Conceito de Património construído”, após o que intervirá o Director do Parque Natural do Pico, Fernando Luís Oliveira, dissertando sobre o tema “Paisagens vitivinícolas da Europa classificadas como Património Mundial – Projecto VITOUR Landscape”. No final, irá realizar-se uma prova de vinhos do Pico, produzidos com uvas provenientes da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico. O evento terá início às 21h, na Casa do Povo da Criação Velha, e é de entrada livre a toda a população.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Este ano as Jornadas são subordinadas ao tema “Património: Um Mapa da história”. Em Portugal estas comemorações resultam de uma parceria entre o Ministério da Cultura e o IGESPAR . Nos Açores, com o objectivo de incentivar o usufruto dos espaços patrimoniais, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, através do Parque Natural do Pico, e integrado na Programação das celebrações dos “Açores: Região Europeia do Ano de 2010”, elaborou um programa de celebrações, a decorrer nos dias 24, 25 e 26 de Setembro com vista a abranger um público alargado e abrangente.

Para além da actividade atrás mencionada, no dia 24 de Setembro, está prevista a realização de um Peddi-paper, pelas 10h00, no Lajido de Santa Luzia, especificamente devotado aos alunos do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária de São Roque. Às 14h00, está a ser preparada uma Maratona Fotográfica para os alunos do ensino secundário das 3 escolas do Pico e do Ensino Profissional.

Por fim, no dia 26, também aberto ao público em geral, está a ser organizado um passeio pelo trilho pedestre das “Vinhas da Criação Velha”, a ter início pelas 10h00, no Porto do Calhau.

Para mais informações sobre este conjunto de eventos, queira, por favor, contactar o Parque Natural do Pico, sito no Lajido de Santa Luzia ou através do telefone 292 207 375 . Mais informações sobre as celebrações dos “Açores: Região Europeia do Ano de 2010” podem ser obtidas em
http://www.acores2010.eu/.



GaCS/SF/DRA

Sem comentários: