segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Turismo e Ambiente são parceiros indispensáveis para o desenvolvimento económico



O Turismo e o Ambiente são parceiros indispensáveis para a consolidação do destino Açores no mercado turístico, defenderam hoje, em Ponta Delgada, os secretários regionais do Ambiente e do Mar e da Economia.

Álamo Meneses e Vasco Cordeiro presidiram esta tarde à inauguração da exposição “O Turismo e a Biodiversidade”, que se encontra patente ao público no Teatro Micaelense, e que pretende assinalar o Dia Mundial do Turismo, em conjugação com o Ano Internacional da Biodiversidade.

Segundo Álamo Meneses, esta iniciativa tem como objectivo, “chamar a atenção para o papel do Ambiente como parte integrante do nosso desenvolvimento económico, uma vez que a sua importância tem vindo a ser reforçada neste âmbito, e para a sua ligação com o Turismo”.

Para o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, “o Ambiente é visto cada vez mais como um grande contribuinte para a sustentabilidade do turismo açoriano”. Aliás, reforçou, “o mesmo se passa com a biodiversidade que é um dos principais responsáveis para uma maior atractividade da nossa Região”.

O Secretário Regional da Economia destacou igualmente a ligação entre estas duas áreas, salientando que este é um aspecto “que queremos ver cada vez mais aprofundado”. De facto, acrescentou, “o que os Açores têm para oferecer aos turistas que nos visitam, e o que temos para promover enquanto imagem da Região no exterior, alicerça-se em grande parte no que temos para oferecer relacionado com a nossa Natureza”.

Aliás, destacou Vasco Cordeiro, “os Açores querem afirmar-se como o principal destino do país para o turismo de Natureza”, salientando que existem já exemplos que permitem atestar da importância que a Região tem vindo a conseguir alcançar nesta área, como foi o caso “da recente escolha dos Açores como anfitrião da eleição das Maravilhas Naturais de Portugal”.

“Nós estamos a trabalhar a diversos níveis para que os Açores possam ter esse reconhecimento como principal destino de Natureza do país, quer através de diversas iniciativas que estão já a decorrer, quer outras que serão preparadas no âmbito da biodiversidade ou do nosso relacionamento com o Mar”.

O Secretário Regional da Economia considerou ainda que a Região tem vindo a assistir, em 2010, “a uma certa estabilização do fluxo de turistas”, tendo denotado “indicadores positivos durante os meses de Verão”, mas que não devem constitui motivo “para considerar que o trabalho das entidades com responsabilidades no sector está concretizado”.

Assim, Vasco Cordeiro salientou ser necessária “cautela na análise feita aos resultados que têm vindo a ser conseguidos: o principal desafio que continuamos a ter pela frente é o da sazonalidade e é para vencer também esse desafio que temos vindo a trabalhar, não apenas no que diz respeito à promoção, mas também através da melhoria da qualidade do nosso turismo”.



GaCS/NM

Sem comentários: