quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Esclarecimento da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas



No seguimento de informações tornadas púbicas sobre alegadas dificuldades dos lavradores da freguesia da Achadinha, no Nordeste, no acesso às suas explorações agrícolas, devido a limitações de peso das viaturas, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas esclarece o seguinte:

Só no concelho do Nordeste, a Direcção Regional dos Recursos Florestais tem, sob sua gestão, cerca de 100 quilómetros de caminhos rurais e florestais.

Estes caminhos foram construídos com o objectivo de melhorar os acessos dos agricultores às suas explorações agrícolas e florestais e representam um encargo anual, avultado, com a sua manutenção e conservação.

Estas acessibilidades foram dimensionados para tráfegos regulares de viaturas ligeiras e tractores agrícolas, pelo que uma utilização intensa acima dos limites de 6,5 toneladas ou 40 quilómetros/hora acelera o processo de degradação do piso, podendo por em causa a circulação na via.

Com a sinalização agora colocada pretende-se regular a utilização dos caminhos, para que eles cumpram os objectivos para que foram construídos, isto é, servir os agricultores.

Tal não servirá de impedimento para que, em casos específicos e pontuais de circulação de viaturas com mais de 6,5 toneladas, os habituais utilizadores destas acessibilidades o possam fazer, devendo os mesmos dirigir-se ao Serviço Florestal do Nordeste ou à Direcção Regional dos Recursos Florestais para obter uma autorização para a circulação com a sua viatura, a qual deverá acompanhar o veículo, quando em transito nessas vias.


GaCS/MS

Sem comentários: