
No âmbito do galardão “Açores Região Europeia do Ano de 2010” prossegue a celebração da diversidade cultural europeia nos Açores
A comemoração dos Açores enquanto Região Europeia do Ano de 2010 prossegue no arquipélago com uma variedade de eventos e manifestações com vista à celebração da diversidade cultural, política e social europeia junto dos Açorianos.
Da programação para o restante ano destacam-se a continuação das exibições de filmes europeus premiados ao longo do tempo, no contexto do Ciclo de Cinema “A imagem da Europa”, promovido em parceira com a Azores Film Commission, mas também as mostras gastronómicas e fotográficas, concertos e debates sobre temas europeus de relevância para os Açores.
O programa para último trimestre de 2010 envolve mais de três dezenas de eventos que terão lugar nas 9 ilhas dos Açores e em Bruxelas. A programação para a recta final dos “Açores: Região Europeia do Ano” privilegia o objectivo de trazer à Região a diversidade cultural e as vivências europeias, sem esquecer a promoção da região no exterior.
Assim, evidenciam-se, já em Setembro, a realização em Angra do Heroísmo da Semana Polaca e Dinamarquesa, organizada em parceria com a CulturAngra, que envolve recitais de piano, mostras gastronómicas, exposições fotográficas, bem como exibições de filmes de autores daqueles países.
No campo da ciência e dos debates terão lugar, a “Noite dos Investigadores de 2010”, um evento promovido pela Comissão Europeia na Lagoa, o Seminário ““Instrumentos financeiros comunitários para a Investigação e Inovação nas Regiões Ultraperiféricas”, bem como a celebração do Dia Europeu das Línguas que terá lugar em São Miguel onde se celebrará um dos valiosos tesouros europeus: 23 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias.
Em Outubro, sobressai a participação da Região na 8ª Semana Europeia das Cidades e das Regiões – OPEN DAYS que decorrerá entre 4 e 7 de Outubro em Bruxelas na qual será apresentado o projecto sobre o “Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos” considerado um dos 150 melhores projectos co-financiados pela União Europeia.
A apresentação do livro do Prof. Onésimo Teotónio de Almeida com uma recensão das teses e pensamentos de alguns dos maiores vultos da cultura açoriana sobre a Europa terá lugar também neste mês.
No campo musical, a Região Europeia do Ano será parceira dos festivais internacionais de Jazz a ter lugar na Terceira, São Miguel, Santa Maria e Faial.
O final do ano verá ocorrer na Região diversos debates sobre o papel dos Açores na relações europeias e transatlânticas, sobre o intercâmbio cultural entre a sociedade açoriana e a comunidade alemã e ainda o evento “Sabe o que a Europa Social pode fazer por si?”, promovido pela Comissão Europeia, que visa sensibilizar o público, de uma forma lúdica, para as acções da UE no âmbito do emprego, das políticas sociais e da igualdade de oportunidades.
GaCS/LFC







Sem comentários:
Enviar um comentário