sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Governo Regional duplica alojamento convencionado no continente




O Secretário Regional da Saúde presidiu à sessão de abertura das V Jornadas de Urologia dos Açores, que decorrem nos dias 24 e 25 de Setembro numa unidade hoteleira em Ponta Delgada. Miguel Correia realçou a importância das Jornadas para o enriquecimento da prática clínica, para o conhecimento das inovações tecnológicas e ainda para sinalizar eventuais necessidades quer de investimento quer de organização dos serviços de saúde. São também iniciativas destas uma mais-valia para os profissionais que trabalham na Região.

O Governo Regional dos Açores defende a renovação das infra-estruturas da saúde e um relacionamento estreito entre os médicos de medicina geral e familiar para os sinais que possam indiciar problemas nos domínios das patologias de natureza orgânica ou questões ligadas à sexualidade. Foi neste sentido pensado o novo Centro de Saúde de Ponta Delgada, cujo projecto de especialidade será para breve adjudicado.

Trata-se de um investimento que rondará os 12 milhões de euros e que irá permitir uma melhor prestação de cuidados de saúde familiares. O novo Centro de Saúde terá 32 consultórios médicos e 16 gabinetes de enfermagem. Incluirá ainda medicina dentária, fisioterapia, serviços de tratamento de doenças respiratórias, serviços de radiografia e ecografia e ainda assegurará o funcionamento da nova Delegação de Saúde de Ponta Delgada.

Na ocasião, o Secretário relembrou “que este projecto vem assim juntar-se à execução do Centro de Saúde da Madalena e do Centro de Saúde da Graciosa e à construção do novo hospital da ilha Terceira. Neste momento, também, diversas empresas de construção civil finalizam propostas para a construção do bloco C do Hospital da Horta”.

A implementação de rastreios de âmbito regional, que constituem eixos da prevenção em Saúde, é um trabalho contínuo do Governo Regional, assim como ir ao encontro de novas técnicas como é o caso da medicina nuclear; da radioterapia e da procriação medicamente assistida. O Secretário Regional da Saúde reafirmou a aquisição de um litotritor para o Hospital de Ponta Delgada, passando a Região a dispor de dois equipamentos, um no hospital de Angra e outro agora no Hospital do Divino Espírito Santo.

A aquisição de equipamentos permite um avanço em termos de resposta do Serviço Regional de Saúde e, ao mesmo, tempo representa também uma redução na deslocação de doentes para o Continente. Contudo, para os açorianos deslocados, as condições foram melhoradas pela duplicação do número do alojamento convencionado no continente.

“A juntar aos 16 quartos que estão convencionados e que permitem o alojamento gratuito a 32 doentes, foram protocolados mais 17 quartos, que ficam permanentemente à disposição da Região”. Trata-se de seis quartos em Coimbra, dez no Porto e um em Lisboa.

O Governo Regional pretende implementar uma resposta que corresponda a uma ajuda económica mas, sobretudo, que represente um apoio humano. É intenção do Governo, a breve trecho, alargar os acordos para os doentes que se deslocam inter-ilhas.

O Secretário Regional da Saúde admitiu ainda a falta de especialistas nesta área mas realça que não há candidatos, advertindo que, se a situação não se alterar, terá de recorrer a outras alternativas, porventura fora de portas. Miguel Correia enfatiza que, na Região, faz-se “tudo o que está ao nosso alcance para cativar os médicos, sejam médicos especialistas sejam médicos de medicina geral”.



GaCS/SME

Sem comentários: