sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Presidente do Governo recebe investidores que pretendem aplicar na Região projectos estratégicos de dezenas de milhões de euros



O Presidente do Governo recebeu hoje no Palácio de Sant´Ana, representantes da Carlton Life, do Ribeira Grande EcoResort, dos Estaleiros Navais de Peniche e da Ydreams Açores. Trata-se de um conjunto de investidores que pretendem aplicar na Região projectos considerados estratégicos, na ordem das dezenas de milhões de euros e que implicarão a criação de muitos postos de trabalho.

Após as audiências, Carlos César considerou que os investimentos hoje anunciados e os projectos a eles associados têm para o Governo dos Açores um valor duplo. " Em primeiro lugar", referiu o Presidente do Governo, "porque são estimulantes num período em que se sabe existirem algumas inibições do ponto de vista dos investidores e algumas dificuldades de acompanhamento em especial do sector bancário no esforço de investimento que se torna tão necessário, num período em que, com a escassez de recursos públicos, o investimento privado se torna extremamente valioso. E isso é uma boa notícia para os Açores".

"Em segundo lugar", prosseguiu Carlos César, " porque se trata de um conjunto de investimentos que envolvem capitais privados, que envolvem dezenas de milhões de euros, muitos postos de trabalho, alguns deles até altamente qualificados, também a fixação de novas e qualificadas valências empresariais e competências profissionais nos Açores. São investimentos que reforçam sectores que temos considerado como estrategicamente importantes, como sejam os sectores exportadores e que criem valor na nossa Região e, por isso mesmo, representam para nós um grande capital de esperança nesta fase mais complexa da situação económica que se vive por toda a parte".

O Presidente do Governo quis salientar que "estes investimentos também são atraídos, por um lado, por um sistema de incentivos muito generoso, como é o SIDER, que é um sistema que propicia uma maior comparticipação pública do que os existentes a nível nacional, e é também o resultado de um acompanhamento muito minucioso que tem sido desenvolvido ultimamente pela Secretaria Regional da Economia e pela Agência de Promoção do Investimento, que têm realizado um trabalho que é muito silencioso, muito paciente, muito técnico, muito atencioso e sem o qual não é possível dar a celeridade e o tratamento adequados à fixação destes interesses".

Para Carlos César, o objectivo é "trabalhar com quem achamos que quer trabalhar a sério nos Açores, fazer parcerias com quem vislumbramos que têm interesse objectivo e evidentemente remunerador para si próprio na nossa Região. E fazê-lo em áreas que correspondam a sectores emergentes, a sectores exportadores, a sectores que criem valor e novas competências na nossa região. Eu penso que os exemplos que hoje nós demos através da audição destes investidores , que na maior parte dos casos têm em fase já muito adiantada os seus projectos de investimento, é uma boa notícia para a nossa Região".

Concretamente, a Ydreams, empresa líder no mercado português e de projecção internacional, liderada por António Câmara, com raízes açorianas, pretende constituir uma spin off nos Açores, com o objectivo de produzir soluções interactivas para exportação internacional, designadamente redes de miradouros virtuais, sinalética interactiva, plataformas educacionais.

Os Estaleiros Navais de Peniche propõem investir, junto com a APTO, através dos Estaleiros de Reparação Naval da Madalena do Pico - Naval Canal, Lda. Para o Presidente do Governo, "a presença dos Estaleiros Navais de Peniche na reactivação da construção naval nos Açores, na assistência à nossa própria frota, na possibilidade prestação de serviços a frotas externas, fixa na Região uma competência própria duma região marítima e arquipelágica que se estranharia, e que se estranha que não a tenha neste momento, e retém muito valor na Região que sairia para outras empresas fora do contexto geográfico dos Açores".

Outro projecto é o de um conjunto de empresários ligados ao circuito mundial de surf, e com vasta experiência internacional de investimentos e de promoção de eventos, que pretende construir na zona da praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, um Eco-Resort, destinado a captar os segmentos turísticos ligados ao surf e a outras actividades náuticas com interligação à natureza. Para Carlos César, "nós estamos em presença de um sector que transmite uma notoriedade verdadeiramente excepcional e que pode permitir fluxos turísticos muito significativos num período prolongado do ano".

Finalmente, um  conjunto de promotores nacionais, liderados por João Pedro Guimarães, onde poderá participar o Grupo Pestana, tenciona desenvolver um projecto, na área das residências assistidas e unidade de cuidados intensivos. O projecto deverá ser executado com investidores locais em regime de parceria.



GaCS/CT/SF

Sem comentários: