sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Governo dos Açores no centenário da Escola Espírito Santo de Fall River



O Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades, participará nas comemorações do 100º aniversário da Escola Espírito Santo, na cidade de Fall River, estado de Massachusetts.

O Coordenador do Gabinete de Emigração e Regressos, Paulo Teves, participará, no dia 19 de Setembro, na Missa presidida pelo Bispo de Fall River, Dom George W. Coleman, na Igreja do Espírito Santo, e posteriormente no convívio com alunos, pais e comunidade local.

A Escola Espírito Santo abriu as suas portas em 19 de Setembro de 1910, sendo os seus fundadores oriundos dos Açores.

Presentemente, os 260 alunos matriculados começam a aprender português a partir dos três anos de idade, na pré-escola.

Os estudantes mais pequenos aprendem a dizer os números, as cores e expressões básicas em português durante a sua rotina diária. Os alunos do jardim-escola ao 2º ano escolar aprendem a língua de Camões uma vez por semana. Nos anos superiores, os estudantes são expostos ao idioma mais frequentemente, e quando chega a altura de graduarem muitos deles podem ler e escrever português com uma certa proficiência.

A direcção da Escola calcula que 75 por cento dos seus alunos são de origem portuguesa, apesar de alguns já pertencerem à quarta geração.

A Escola Espírito Santo está situada numa das cidades com maior número de emigrantes açorianos, bem como no local de realização das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra.

Este ano comemora-se o centenário da leccionação de aulas de Língua Portuguesa integradas no currículo nacional dos EUA, graças a esta Escola por ser o estabelecimento mais antigo a oferecer aulas de Língua Portuguesa.

A participação do Governo dos Açores nesta sessão privilegia o empenho e reconhecimento pelas nossas Comunidades, bem como a importância da Língua Portuguesa na preservação da identidade cultural das ilhas açorianas.


GaCS/LFC

Sem comentários: