terça-feira, 20 de março de 2012

Sinal analógico de televisão nos Açores desligado quinta-feira - Atualizada


No próximo dia 22 de Março, quinta-feira, cessarão as emissões de televisão analógica terrestre no arquipélago dos Açores. O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, vê assim concretizado um desígnio de vários anos, incluir o arquipélago na migração para a televisão digital terrestre.



Recorde-se que quando a 5 de Novembro de 2005 foi celebrado um protocolo, entre o executivo açoriano, o Governo da República e a ANACOM, que permitiu o acesso gratuito dos açorianos aos canais generalistas de acesso não condicionado (RTP1, 2, SIC e TV, além da RTP Açores), ficou imediatamente estipulado a gradual migração da tecnologia analógica para a digital.


Esta solução permitiu que mais de 20 mil lares açorianos pudessem aceder aos canais generalistas nacionais, sem necessidade de pagamento de mensalidade. O investimento necessário para usufruir desta solução foi comparticipado, durante um ano, pelos dois governos.


O Governo dos Açores exigiu, na altura, que no protocolo ficasse consagrada a obrigatoriedade de cobertura dos Açores pela Televisão Digital Terrestre (TDT), quando esta tecnologia fosse implementada em Portugal, nas mesmas condições do continente.


O Governo Regional congratula-se que, passados seis anos, a TDT chegue aos Açores com uma cobertura superior à inicialmente prevista, fruto de diligências efetuadas pela tutela junto da Portugal Telecom. A zona poente do concelho de Ponta Delgada, o concelho de Nordeste, o concelho da Praia da Vitória e a zona poente da ilha do Faial, zonas que não teriam cobertura TDT, vão ser igualmente contempladas com esta tecnologia.


Tal como tem sido divulgado pela ANACOM, através de diversos órgãos de comunicação social, os cidadãos que atualmente só têm disponível a televisão analógica terrestre devem preparar-se com os meios técnicos adequados para o efeito.


Estão disponíveis nos Açores diversas soluções para acesso, sem mensalidade, aos canais generalistas nacionais e à RTP Açores. O número de soluções disponíveis depende de local para local. O custo do investimento inicial é que pode variar em função do modelo adotado.


Por exemplo, na cidade da Horta, os cidadãos dispõem de quatro soluções para acederem sem qualquer mensalidade aos cinco canais. Podem fazê-lo através da solução DTH (receção por satélite) da Zon Açores, da solução cabo da Zon Açores, da solução TDT da PT e da solução DTH da PT (solução TDT complementar via satélite). Nesta cidade dispõem, além disso, de soluções com pagamento de mensalidade, quer através da Zon Açores (por cabo e por satélite), quer através da MEO/PT (por cabo e por satélite).


Já os habitantes do concelho de Nordeste dispõem de três soluções sem qualquer mensalidade. Podem aceder através da solução DTH da Zon Açores, da solução TDT da PT e da solução DTH da PT (solução TDT complementar via satélite). Também dispõem de soluções com pagamento de mensalidade, quer através da Zon Açores (por por satélite), quer através da MEO/PT (por cabo e por satélite).


Sendo assim, o Nordeste tem seis soluções disponíveis e a Horta oito soluções para acederem à TDT, com e sem mensalidade.


Televisão Digital Terrestre (TDT) é o sistema de televisão digital difundida por via hertziana ou terrestre, baseado na norma DVB-T, que vem substituir o atual sistema analógico terrestre.



GaCS

Sem comentários: