A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens das Lajes (CPCJ) do Pico tem aplicado maioritariamente a medida de apoio junto dos pais, nos casos que tem vindo a acompanhar, seguindo-se o apoio junto de outro familiar.
Os dados foram abordados na reunião que decorreu, entre as CPCJ do Pico, a Secretária Regional da Educação e Formação e a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social.
Os dados, que constam do relatório de atividades da CPCJ das Lajes do Pico indicam ainda o alcoolismo como o principal problema associado às famílias, cujas crianças e jovens foram sinalizados.
O documento refere igualmente que a maioria dos processos foi sinalizado pelo Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores, que, em parceria com a CPCJ das Lajes do Pico, tem vindo a promover, sempre que tal é possível, a reunificação familiar, evitando desta forma a institucionalização.
Atualmente a CPCJ das Lajes do Pico acompanha no total 10 processos.
Esta CPCJ tem promovido diversas iniciativas, como atividades direcionadas às crianças, famílias e comunidade em geral, promoção da sessão Limites e afetos - estratégias para pais e educadores, filhos e pais em debate e formação de técnicas em educação parental.
Nesta reunião com as CPCJ do Pico, ficou ainda a prestação de formação jurídica aos membros destas comissões, à semelhança do que já foi realizado em anos anteriores, articulada entre a SREF e a SRTSS.
GaCS








Sem comentários:
Enviar um comentário