Apesar da diferente tipologia de ambas as obras, José Contente frisou que as duas intervenções visam garantir melhores condições de segurança, com equipamentos modernos e foram adjudicadas a empresas locais.
O governante disse, a propósito, que as obras adjudicadas pelo Governo Regional, nomeadamente na SRCTE, são a cargo, neste momento, de empresas regionais, “aqui estão dois bons exemplos cujos adjudicatários são empresas locais e que garantem a qualidade da obra”, realçou.
O Jardim dos Maroiços, uma área com mais de dez mil metros quadrados, é o novo pulmão verde que está a nascer no coração da Madalena, um local moderno, seguro e adaptado às exigências de diferentes faixas etárias.
O jardim, em construção, terá um parque infantil – com carrossel, balancé, baloiços e casa com escorrega -; caminhos pedonais ligando todo o espaço verde; um espaço radical – com skates, torre de escalada, slide e “street basket” -; e ainda uma praceta, com esplanada e campo de jogos.
O governante sublinhou, durante a visita ao local, que um projeto inovador e moderno não deixou de homenagear um dos símbolos do património cultural característico da ilha do Pico, os maroiços. “O conjunto de infraestruturas desportivas aqui criadas representa uma simbiose perfeita entre o passado, o presente e o futuro, ou seja, os maroiços estão no centro deste projeto que aproveita uma área nobre que está a ser valorizada e terá grande utilidade pública”.
Em toda a extensão, mais de dez mil metros quadrados, nascerão espaços relvados e arborizados, com espécies arbóreas endémicas e/ou com tradições na ilha, além da respetiva latada com vinha, a principal referência cultural identificativa do Pico. “Estamos a criar um espaço novo na vila da Madalena que vai garantir, ao nível do lazer, novas condições, dando um sinal de modernidade à Vila, com equipamentos e infraestruturas modernas, que valoriza a paisagem do Pico”, sublinhou o Secretário Regional.
A tutela está a reabilitar infraestruturas rodoviárias em linhas de água para garantir a segurança da população, sobretudo no inverno, altura em que as ribeiras transbordam. José Contente visitou também a empreitada de construção de uma passagem hidráulica sobre a Ribeira do Dilúvio, em São Caetano, uma obra que visa garantir a drenagem dos caudais da ribeira, que se encontra obstruída a montante por um Caminho Municipal, o que contribui lateralmente para as habituais enxurradas num conjunto de linhas de água existentes naquela zona da ilha.
O governante sublinhou que esta é uma obra que reforça a segurança no local, que apresenta uma complexidade derivado do caudal sólido das ribeiras, com a água também são arrastadas rochas de grandes dimensões.
A empreitada visa reforçar e alargar a plataforma, tomando como referência construtiva uma obra de tipo semelhante, realizada há anos por empreitada num outro pontão da mesma via, a poucas centenas de metros deste. Desta obra resultará também uma vantagem significativa para a circulação rodoviária porque se eliminará o atual estrangulamento da via naquele ponto. “Esta é a única estrada regional que serve a costa sul da ilha do Pico e ao darmos novas condições de segurança a este ponto crítico, sobretudo quando havia mais precipitação, estamos a cuidar da segurança das pessoas e esse é o nosso objetivo”, rematou José Contente.
| 2012.04.02-SRCTE-MaroiçosRibeira Dilúvio.mp3 |
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário