terça-feira, 3 de abril de 2012

Governo assegura que não haverá maiores custos na implementação da radioterapia


O Secretário Regional da Saúde garantiu hoje que a Região não vai pagar mais pela realização de sessões de radioterapia do que se paga no continente.



Em resposta às acusações feitas pelo líder e deputado do CDS-PP sobre esta matéria, Miguel Correia disse que “neste momento estão a ser analisadas duas propostas e temos de ter a certeza que o projeto selecionado constitui um bom negócio e que não vamos pagar mais do que se paga no continente para a realização das sessões de radioterapia.”

Relativamente ao valor da parceria público-privada que governo pretendia implementar, era 30,4 milhões de euros -- e não de 35 milhões como foi referido pelo líder do PP -- e incluía o pagamento das sessões durante dez anos, avaliadas em 17 milhões euros, bem como a construção e conservação do edifício, durante 30 anos.

Porém, este projeto está posto de parte, uma vez que não teve a aprovação do Tribunal de Contas, pelo que “vamos centrar a nossa atenção nas propostas que foram apresentadas, consideradas Projeto de Interesse Regional (PIR) e que se vão candidatar a fundos comunitários.

São dois projetos privados e portanto não têm custos para a Região. O Serviço Regional de Saúde estabelecerá uma convenção com o valor a pagar pelas sessões de radioterapia, assegurando que não serão mais caras do que o custo da sua realização no continente.

Miguel Correia sublinhou, também, que sempre esteve aberta a possibilidade da implementação da Radioterapia na Terceira. No projeto da parceria público-privada estava contemplado que, quando fosse necessário um segundo acelerado linear, a situação seria equacionada. No atual projeto privado a intenção mantém-se, será avaliada, quando se considerar necessário em termos de custos.

Relativamente à medicina nuclear, o Secretário da Saúde reafirmou o interesse do governo no projeto, aguardando agora o estabelecimento do custo pelos tratamentos a efetuar.

Anexos:
2012.04.03-SReS-RespostaPP.mp3


GaCS

Sem comentários: